Quer dormir melhor? Acerte na alimentação


Malu Echeverria
por: Malu Echeverria

O sono é fundamental para o perfeito funcionamento do organismo – e as mulheres se dão conta disso rapidamente após a maternidade! Não só para o descanso, como também para a produção de hormônios e a consolidação da memória, entre outras funções. “Uma noite mal dormida pode afetar o trabalho e a concentração e aumentar o apetite. Consequentemente, provocar um aumento de peso”, alerta a nutricionista Jociane Catafesta, de Porto Alegre. Ela lembra que a nutrição pode ter efeito positivo ou negativo sobre o sono, de acordo com o que a gente come e bebe.

Ainda não há nada melhor do que uma boa xícara de chá para relaxar e dormir bem (Foto: SXC.HU) Ainda não há nada melhor do que uma boa xícara de chá para relaxar e dormir bem (Foto: SXC.HU)

 

Comidas gordurosas, bebidas estimulantes (café, refrigerantes à base de cola, chá preto) e altas doses de bebida alcóolica, por exemplo, devem ser evitados à noite, segundo a especialista. “Por outro lado, há diversos nutrientes que nos deixam mais relaxado e induzem ao sono, como o triptofano, vitamina B6 e magnésio”, diz Jociane. O primeiro aumenta a produção de serotonina, que tem poder sedativo, por isso ajuda a regular nosso relógio biológico. De acordo com Jociane, pode ser encontrado em carnes magras, peixes, banana, nozes e leguminosas. Já a vitamina B6 (frango, banana, atum, cereais integrais e arroz integral) e magnésio também têm efeito sob o humor e a serotonina. Couve, espinafre, caju, tomate e aveia são boas fontes de magnésio.

Para garantir um sono tranquilo, no jantar, dê preferência a pratos leves, como peixe grelhado com arroz integral, salada verde com tomate e nozes picadas. A nutricionista chama a atenção, ainda, para o horário da última refeição: melhor jantar, no mínimo, duas horas antes de ir para a cama. Do contrário, você pode ter azia e um sono agitado. E quem costuma jantar cedo e dormir tarde pode fazer um lanche leve (uma porção frutas secas ou oleaginosas, por exemplo) caso tenha fome algumas horas depois.

Por último, a dica de tomar um chá para dormir melhor continua quente (com o perdão do trocadilho)! O ideal é tomá-lo ao final da tarde e uma horas antes de dormir. “A combinação de algumas ervas tem melhor ação sobre o sono, como melissa com camomila ou passiflora e capim limão, melissa e camomila”, indica Jociane.

Boa noite!

Um beijo, Malu.

  • Malu Echeverria

    Jornalista, mãe do Gael e redatora-chefe do It Mãe. Para ela, é essencial colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente, depois na criança

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)