5 maneiras de usar um pensamento negativo a seu favor

Os pensamentos negativos fazem parte da vida, mas não precisam ser eternos. Veja como tranformá-los em desafios e tirar proveito deles.


Lêda Zoéga Parolo
por: Lêda Zoéga Parolo
Psicóloga clínica com foco na psicologia positiva aliada à tradicional

(foto: 123TRF)

Seus pensamentos negativos também podem ser usados a seu favor. Eles fazem parte da vida, não dá para eliminá-los totalmente, mas não precisam ser eternos. Então, antes de mais nada, veja-os como desafios. 

Joseph Campbell (escritor e professor) diz: “Quando nos deixamos guiar pela felicidade, nos posicionamos num tipo de caminho que sempre esteve ali, à nossa espera, e vivemos exatamente a vida que deveríamos estar vivendo.” E é esse caminho que devemos ter em mente. Os pensamentos negativos também fazem parte desse caminho – apenas precisamos aprender a lidar com eles e transformá-los.

E de onde eles vem? Desde que nascemos, recebemos reações dos outros em relação ao nosso comportamento, estímulos positivos e negativos. Isso foi moldando nossa forma de pensar e de como vemos as coisas.

Todo mundo se cobra. Alguns mais, outros menos. Essa cobrança nos leva para a frente, para o crescimento, quando sabemos lidar com ela. Caso contrário, sofremos porque pensamos errado. Nesse caso, é necessário transformar a experiência.

Pensamentos negativos podem ser relacionados a todo tipo de situação. Nós, mães, mulheres, costumamos ter alguns como:

“Sou uma péssima mãe porque ….”

“Nunca serei capaz de ….”

“Ninguém gosta de mim!”

“Não importa o que eu faça, não terei sucesso”

“Será que estou agindo/educando de forma certa?”,

Como consequência a esses pensamentos que não são transformados, pode-se até chegar à depressão.

Nossos pensamentos devem ser colocados em seus devidos lugares. Preste atenção, aceite-os e transforme-os. Use-os como uma chance de novas ideias e desafios.

Aqui vão minhas sugestões para você transformar o efeito dos pensamentos negativos na sua vida:

1- É hora de dar uma pausa

Sabe quando você não acha uma solução para algo e fica se cobrando demais, desanimada demais? Faça o seguinte: sente-se em algum lugar tranquilo por alguns minutos e respire profundamente. Pause o turbilhão de pensamentos e avalie se a enxurrada de auto-crítica faz sentido. Se fizer, o que dá para mudar? Se não fizer, encontre outra linha de pensamento que a motive mais. Seja o seu próprio apoio.

2- Aceite que é vulnerável, e tudo bem 

E tudo bem mesmo, porque através do reconhecimento de nossas falhas, podemos mudar e crescer. Não se julgue por ter pensamentos ruins. Eles fazem parte. E quanto mais consciência tivr deles, maiores as chances de controlá-los, questioná-los, eliminá-los.

3- Pratique mindfulness

A prática da atenção plena, uma forma de meditação, é simples e está sempre à nossa mão (já que podemos fazê-la sem nenhum material e em qualquer lugar). O mindfulness traz benefícios inclusive para a educação emocional, uma vez que ajuda você a se concentrar no momento presente e organizar seus sentimentos, ansiedades, preocupações.

4- Tenha alguém com quem conversar

Ter uma conexão e sentir que você tem uma rede de apoio e de amigos, dá segurança para o que der e vier. Não abra mão de momentos sociais e do contato com as pessoas queridas. Às vezes, o simples fato de ouvir o ponto de vista de outra pessoa, já ajuda a mudar um pensamento negativo.

5- Cultive ilhas de prazer 

Essas ilhas são pequenas pausas durante o dia, quando você pode parar o que está fazendo e tomar um café, ou falar com alguém, ou ler, admirar algo -apenas algo que lhe dê prazer naquele momento. Aqui neste post, falo sobre ser uma mãe inteira e dou alguns exemplos de atitudes que você pode tomar.

 

 

  • Lêda Zoéga Parolo

    Psicóloga clínica e mãe de Caio, tem foco na psicologia positiva aliada à psicologia tradicional. Com grande experiência na área clínica, atende crianças, adolescentes e adultos.

Data da postagem: 8 de agosto de 2019

Tags: , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)