10 inspirações para o seu ensaio de gestante


Débora Lublinski
por: Débora Lublinski

Para não sentir saudades do barrigão, para mostrar as fotos para o seu filho quando ele crescer, para marcar o início de uma família a três ou simplesmente porque a gente se sente linda na gravidez. Bons motivos não faltam para fazer um ensaio fotográfico durante a gestação – e boas ideias também! Não importa se você é reservada ou atirada. Se é romântica ou sensual. Se quer fotos mais tradicionais ou prefere imagens ousadas. Na hora de fazer o book, tem para todos os gostos. “O importante é a mulher se sentir à vontade. Dessa forma, o profissional é capaz de registrar a emoção daquele momento”, diz Nana Rodovalho, do Estúdio Materna. Para garantir esse conforto (e trazer uma espontaneidade para as imagens), vale conversar com o fotógrafo para encontrar o estilo que é a sua cara. “Hoje quanto mais natural, melhor. Tanto que está em alta fazer as fotos na própria casa da gestante, onde a história dela, o futuro quarto do bebê e até os animais de estimação compõem o cenário”, conta a fotógrafa Rose Jordão Binda, de São Paulo.

As fotos de antes e depois também são um sucesso – a mulher é fotografada grávida e, quando o bebê nascer, a imagem é repetida na mesma posição com o novo integrante da família. Outra ideia que fica muita bacana é brincar com o contraluz e, assim, garantir imagens poéticas apenas com o contorno da barriga e da silhueta (uma opção para as tímidas!).

Diferente mesmo são as fotos em baixo da água, uma onda que começou fora do Brasil, mas já pegou por aqui. Recentemente a cantora Kelly Key postou nas redes sociais o ensaio submerso que fez com o marido para registrar a sua terceira gravidez. “São fotografias artísticas, que remetem a um ar de pureza e de fluidez. As gestantes que me procuram costumam ter uma afinidade com a água, mas isso não é uma regra. Até quem não sabe nadar pode fazer o ensaio molhado”, explica a fotógrafa Julie Thies, uma das pioneiras da técnica no país. Seja qual for o tipo de foto que você deseja, a alegria e a força de gerar um bebê estarão registrados para sempre. Abaixo, dez ideias para você se inspirar:

 

estudio-materna-stefania-antes estudio-materna-stefa%cc%82nia-depois

Imagens de antes e depois contam a história da gestação de um jeito divertido. (Foto: Estúdio Materna)

 

estudio-materna-daniela

A foto contra a luz garante um resultado delicado: apenas a silhueta da gestante fica em evidência (Foto: Estúdio Materna)

rosejordaobinda_ensaiogestante

A barriga é a estrela principal dos ensaios de gestante. Uma foto dela em close, com a participação da família, não pode faltar. (Foto: Rose Jordão Binda)

 

 rosejordaobinda2_ensaiogestante

Tecidos transparentes e delicados, como a renda e o tule, são boas ideias de figurino (Foto: Rose Jordão Binda)

 

 rachelguedes_ensaiogestante

Até o pet da família entrou na brincadeira, o que deixa o ensaio mais natural e espontâneo (Foto: Projeto Família)

 

rachelguedes_ensaiogestante

As fotos em estúdio costumam ser mais confortáveis para a gestante e as imagens ficam minimalistas e impactantes (Foto: Projeto Família)

viviguimaraes_ensaiogestante

Um sorriso que traduz a alegria do momento dá vida ao ensaio: naturalidade é chave do sucesso (Foto: Vivi Guimarães Fotografia)

 

viviguimaraes2_ensaiogestante

Um jeito divertido de registrar a espera da mais nova integrante da família e dar foco ao irmão mais velho (Foto: Vivi Guimarães Fotografia)

 

livia

As fotos na água estão em alta no universo das gestantes. A imagem transmite pureza, delicadeza e fluidez e marca a gravidez de uma forma diferente (Foto: Julie Thies Fotografia)

 

kellyemico3

A cantora Kelly Key e o marido Mico se inspiraram no filme Frozen para fazer o ensaio molhado (Foto: Julie Thies Fotografia)

  • Débora Lublinski

    Jornalista e mãe da Marina, Débora Lublinski trabalhou por 15 anos em revista feminina cobrindo beleza, saúde e bem-estar. Mas não vive apenas de glamour e sabe bem o malabarismo que é se cuidar sem descuidar dos filhos, da casa, do casamento e da carreira

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)