Alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade

Você sabia que uma alimentação equilibrada pode ser uma ótima aliada no combate a esse mal que torna nossa vida mais estressante?


Mariana Duro
por: Mariana Duro
Nutricionista Funcional e Esportiva e mãe do João de 6 anos

Uma banana amassada com aveia e cacau em pó diariamente acompanhada de um punhado de amêndoas pode ser um remédio natural para as pessoas ansiosas (foto: 123TRF)

Você sabia que uma alimentação equilibrada pode ser uma ótima aliada no combate à ansiedade?

A ingestão de carboidratos fracionados – como frutas, cereais, grãos – em pequenas quantidades ao longo do dia pode ser benéfica para o combate a ansiedade. Isso porque esses alimentos dão energia para o organismo.

Uma alimentação extremamente restrita em carboidratos pode gerar um estresse no organismo (ocasionado pela restrição de energia), o que aumenta a ansiedade. Há também uma menor produção de serotonina, chamado de “hormônio da felicidade”. Ele é um neurotransmissor que gera prazer e bem-estar.

Alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade

Mas isso não quer dizer que você precisa encher seu organismo de carboidrato simples como doces, pães e massas brancas, ok? Priorize os carboidratos complexos, ou seja, os alimentos integrais. Exemplos? Quinoa, aveia, trigo em grão, amaranto. Além de serem fontes de carboidrato, são repletos de nutrientes como magnésio, por exemplo. Esse mineral atua na diminuição da ansiedade e também está presente em grande quantidade nos legumes e folhas verdes escuras e nas leguminosas.

Exemplos de folhas verdes escuras: rúcula, couve, espinafre, agrião, brócolis.

Exemplos de leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e soja.

Outro nutriente importante para combater a ansiedade é o triptofano, que também auxilia na produção de serotonina. O triptofano está presente na banana, aveia, amêndoas e cacau, principalmente. Portanto, vale consumir 1 banana amassada com aveia e cacau em pó diariamente acompanhada de 1 punhado de amêndoas. Esse pode ser um remédio natural para as pessoas ansiosas.

Aposte também nas infusões, exercícios e… cuide da mente!

Além dos alimentos, as plantas com efeito calmante como mulungu, cidreira, jasmin e melissa (utilizadas na forma de infusões) também modulam de forma satisfatória a ansiedade.

É importante lembrar que a alimentação é apenas um dos pilares na busca de uma saúde integral. A prática de atividade física e o cuidado com a sua mente também são fundamentais para o controle da ansiedade.

Mariana Duro

Instagram:  @nutrimariduro

 

  • Mariana Duro

    Nutricionista e mãe do João de 6 anos. Formada há 13 anos, tem consultório na cidade de São Paulo, é membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional e pós-graduada em Nutrição Funcional, Fitoterapia Funcional e Nutrição Esportiva Funcional. Site - www.marianaduro.com.br Instagram - @nutrimariduro

Data da postagem: 24 de junho de 2019

Tags: , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)