As 50 mães mais poderosas de 2016


Malu Echeverria
por: Malu Echeverria

A revista norte-americana Working Mother divulgou recentemente a sua tradicional lista anual com as 50 mães mais poderosas do ano. O grupo reúne mães (de crianças menores de 18 anos) que se destacam profissionalmente, mas que também influenciam e inspiram outras mulheres ao redor do planeta – incluindo artistas, políticas, ativistas, empreendedoras, especialistas no universo da tecnologia e das finanças, além de personalidades dedicadas ao terceiro setor.

cateblanchett_pinterest

Cate Blanchett, que adotou uma menina recentemente, está na lista da Working Mother (Foto: Reprodução Pinterest)

A lista está divida por ramo profissional, em ordem alfabética: arte e entretenimento; ciência e tecnologia; moda e ditadores de tendências; finanças e negócios; mídia, marketing e publicidade; política; indústria e varejo. Entre elas, está pelo segundo ano consecutivo a atriz australiana Cate Blanchett, mãe de Dashiell, 14, Roman, 11, Ignatius, 8, Edith, 1, vencedora de dois Oscar e inúmeros outros prêmios. Recentemente, ela foi anunciada como a nova embaixadora da ONU para refugiados, papel que vai desempenhar ao lado de Angelina Jolie. Em uma entrevista coletiva no Festival de Cinema de Cannes, em 2014, a atriz “alfinetou” os jornalistas ao responder uma pergunta sobre como conciliar carreira e filhos, dizendo “Posso estar enganada, mas não acredito que fazem essa mesma pergunta aos atores homens, certo?”.

jessicaalba_pinterest

Jessica Alba, mãe de duas crianças, se destacou como proprietária da The Honest Company (Foto: Reprodução Pinterest)

Estrelando na seleção da revista em 2016 está a atriz Jessica Alba, mãe de Honor, 7, e Haven, 4, porém como destaque na área industrial. Jessica é fundadora da marca de produtos ecológicos para bebês e mães The Honest Company, atualmente avaliada em US$ 1.7 bi. Em entrevista recente à Working Mother, ela contou que sua empresa faz questão de oferecer horários flexíveis para funcionários com filhos. “Se os pais sentem que precisam de mais tempo, vamos resolver isso com eles. Quanto mais saudáveis e felizes as pessoas estão, melhores empregados serão. Isso é algo que me orgulha”, confessou.

sherylsandbert_pinterest

A executiva do Facebook Sheryl Sandberg é autora de Faça Acontecer (Foto: Reprodução Pinterest)

Outra mulher de negócios de sucesso que emplacou foi a executiva do Facebook Sheryl Sandberg, mãe de duas crianças. A autora de Faça Acontecer (Cia das Letras) ficou conhecida pela defesa de direitos iguais para homens e mulheres após o lançamento do livro, que se tornou um best-seller no mundo inteiro. Atualmente, além de suas atribuições como profissional e mãe (Sheryl ficou viúva há um ano), ela trabalha em prol de uma campanha para arrecadar US$ 7 milhões para acabar com a fome infantil. Sheryl e as demais mães – confira a lista completa aqui! – são prova de que é possível correr atrás dos próprios sonhos, sem desistir de ser mãe.

Ficou inspirada? Então, participe do Fórum Mães e o Sucesso, que o It Mãe promove em São Paulo no próximo dia 14 de maio, com uma série de debates e palestras sobre carreira e maternidade. Inscreva-se aqui!

  • Malu Echeverria

    Jornalista, mãe do Gael e redatora-chefe do It Mãe. Para ela, é essencial colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente, depois na criança

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)