7 programas para você fazer com as amigas

Montamos uma seleção de atividades divertidas para você aproveitar ao lado das amigas e se reconectar com elas - e consigo mesma!


Marcela de Mingo
por: Marcela de Mingo
Jornalista do team It Mãe

Ser mãe pode preencher você de muitas formas, mas isso não significa esquecer de si mesma. Ser apaixonada pelos filhos, mas não perder sua identidade é uma questão de sobrevivência e sanidade! Por isso, pensamos em algumas ideias de programas que você pode fazer com as amigas para recuperar as energias e se reconectar com quem você é. 

Reserve um espacinho da agenda para as amigas e aproveite para se reconectar não só com elas, mas com você (foto: 123TRF)

 

Por mais que a maternidade seja como uma segunda profissão, tirar alguns momentos do mês ou da semana para se divertir, conhecer lugares novos e até aproveitar algumas horas longe da família é importante para você relaxar o corpo e a mente e recolocar na sua rotina atividades que você faz só porque gosta e se sente bem. E, claro, o melhor disso tudo é poder contar com a ajuda das amigas! 

1. Chamar um chef em casa 

Você é do tipo que ama cozinhar? Que tal chamar o seu grupo de amigas para fazer um curso de culinária descontraído ou até chamar um chef em casa para cozinhar para vocês? 

Em São Paulo, por exemplo, é fácil encontrar as duas opções: existem tanto cursos que você pode fazer em grupo – e, para isso, basta escolher o que mais agrada você e chamar as amigas -, ou chamar um chef para ensinar sobre um prato novo na cozinha de uma de vocês. 

2.Encontro mensal das amigas

Quem é mãe sabe que nem sempre sobra tempo na semana para fazer qualquer coisa, mas uma boa ideia é escolher uma data no mês para um encontro mensal com as amigas. Desse jeito, você transforma o seu momento de descanso em um compromisso sem chances de adiamento na sua própria rotina!

Vocês podem mudar o tipo de encontro todo mês: um dia irem ao cinema, outro saírem para jantar e conhecer aquele restaurante da moda super girlie, outro ainda fazer uma caminhada no parque… Ideias não faltam, mas o mais importante, aqui é ter uma data fixa no mês para sair de casa sem as crianças e curtir a companhia das suas melhores amigas. 

3.Curso em dupla, trio…

Se você não está mesmo com tempo para um encontro mais informal, ou se eles são muito difíceis de colocar na agenda, que tal fazer um curso com as suas amigas? Quer seja o grupo todo, quer seja você e mais uma, vocês podem escolher cursos recreativos, como uma aula de cerâmica ou de aquarela, até outros mais voltados para a sua área de trabalho ou que você gostaria de estudar. O importante aqui, é tirar a mente da casa, com data e horário fixo para começar e terminar, e fazer algo que vocês gostem ou despertem o interesse mútuo. 

4.Clube do livro

Outra ideia simples e ótima para fazer com as amigas é começar um clube do livro. Isso garante duas coisas: primeiro, que você vai encontrar mensalmente com as suas amigas mais próximas; segundo, que você vai retomar um hábito que está além de cuidar da família e trabalhar. Ou seja, a vantagem é dupla!

5. Mulherada no spa… ou no salão

Quando foi a última vez que você cuidou de você? Pois é, outro ponto importante é aproveitar sempre que pode para cuidar de si mesma – e isso não só pode, como deve ser feito com as amigas! Quer seja uma tarde no salão de beleza, quer seja um dia num spa ou apenas uma massagem rápida de fim de semana, chame alguém que você gosta para passar alguns momentos relaxantes com você. Assim, você coloca o papo em dia ao mesmo tempo em que dá um up no autocuidado.

6. Vinhos e papos! 

Você já passou da fase de amamentação e está liberada para beber um pouquinho? Uma boa opção é organizar uma degustação de vinhos com as suas amigas.  Vocês podem tanto visitar um bom wine bar na cidade, quanto organizar o evento na casa de uma de vocês – e, aqui, cabe também tornar esse um programa mensal, tipo uma confraria! Escolham vinhos que vocês gostem, complementem com alguns queijos e usem a noite para papear, relaxar e aproveitarem o momento juntas. 

7.Viagem entre amigas

Sim, nós sabemos que viajar e ficar longe da família pode ser difícil, mas não é impossível – e uma experiência incrível para você voltar a se reconectar consigo mesma e com as suas amigas. A academi boutique Materna Fit, por exemplo, organiza bike tours para mamães ao redor do mundo. A próxima viagem é para a Itália, e a ideia é passar alguns dias pedalando por lá para conhecer o lugar, unindo exercícios físicos ao turismo. “Essa mãe, para cuidar tão bem assim do mundo e dos filhos, tem que se cuidar primeiro, pois por mais que se faça com o maior amor do mundo, uma hora a ‘conta chega’. Chega na saúde, no casamento, nos sonhos que ela tinha para todos, na imagem que ela vê no espelho. Sim, tem um ponto de equilíbrio nisso tudo. É possível transbordar todo esse amor e deixá-lo um pouco dele pra si. Não é 8 ou 80, copo vazio ou transbordando. Existe um mundo paralelo ao da maternidade, onde a personalidade da mulher não se confunde e não some com a criança. E é aí que a Materna entra. Eu e a equipe temos a função apaixonante de tocar nas mãos das mulheres, e trazê-las de volta à superfície da vida normal, sem culpa, sem neuras e com atividade física”, explica Juliana Calheiros, nome por trás da empresa. “As viagens para a Europa de bike foram criadas nesse sentido: Para que elas, longe de tudo e de todos, pudessem dar muita risada, chorar, sentir o vento no rosto, tomar um sol à beira da piscina sem ninguém chamando seu nome (quase sempre com drink na mão), pudessem conhecer outras mulheres com histórias parecidas ou bem diferentes, mas que através de outros olhos, enxergassem a vida por um novo prisma”.

 
Em resumo, qualquer que seja o formato que você escolher, lembre-se de que é possível, sim, ter momentos para curtir com as suas amigas mais próximas (ou com amigas novas!) e lembrar que, além de mãe, você é a sua própria pessoa com gostos e desejos. Não deixe de cuidar de você e de aproveitar a companhia das pessoas que você gosta, longe dos filhos, quando puder.
 
  • Marcela de Mingo

    Eu escrevo e tomo chá. Um resumo simples, porém preciso, de uma jornalista que escreve para a internet desde que tudo isso era mato e sobre todo assunto que, de alguma forma, desperta a sua paixão.

Data da postagem: 2 de agosto de 2019

Tags: , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)