3 dicas fáceis para diminuir o stress na gravidez


Dr. Domingos Mantelli
por: Dr. Domingos Mantelli
Médico especializado em Ginecologia e Obstetrícia

Não temos dúvidas que o período da gestação é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. Para torná-lo mais agradável e especial, sempre recomendo que a futura mãe siga algumas ações que amenizam determinados incômodos que surgem nesta época, como a mudança corporal e estética.  E por que elas são importantes? Porque toda vez que você fizer um trabalho para relaxar o corpo e a mente, hormônios do bem estar são liberados no corpo e atingem o bebê, tranquilizando-o e desacelerando seus batimentos cardíacos. Dessa forma, você ameniza o stress que, durante longos períodos libera uma série de hormônios no corpo, como exemplos o cortisol e a adrenalina.

Quando a gestante está muito ansiosa os tais hormônios entram na corrente sanguínea, interferindo no desenvolvimento do bebê e podendo até gerar doenças físicas e mentais quando o bebê se tornar adulto. Mas como isso é possível? Os hormônios do stress interferem diretamente na formação da rede neuronal da criança. Por isso, o relaxamento durante a gestação é extremamente importante para controlar os níveis destes hormônios. O bem estar da mamãe também é o bem estar do bebê. Aqui vão três dicas básicas para evitar stress desnecessário, ter momentos de relaxamento e passar uma gravidez  tranquila:

1- Faça escolhas adequadas das roupas e sapatos que irá vestir. Sentir-se bem no dia a dia é fundamental, principalmente quando há uma rotina a ser seguida no trabalho e em casa. Peças apertadas e desconfortáveis atrapalham a concentraram e prejudicam o lado emocional.

2- Aposte em cremes hidratantes e protetores solares. Cuidados com a pele também entram na lista de atitudes que ajudam a amenizar o stress. Os cremes contribuem para a prevenção de estrias e celulites, muito comuns nesta fase, e os protetores evitam o aparecimento de manchas na pele durante a exposição solar.

3- Pratique exercícios físicos para se se sentir melhor na gravidez. Alongamentos e caminhadas ajudam a gestante a controlar a respiração e melhorar a postura corporal, além de aumentar a disposição física. O conforto físico é a peça chave para a o bem estar da gestação! Estes exercícios devem ser realizados com moderação e se possível acompanhados por um profissional especializado.

Até a próxima

Domingos Mantelli

 

Mande uma pergunta para o dr. Domingos e ela poderá ser respondida aqui!

Entre em contato preenchendo o formulário abaixo

Seu nome

Seu e-mail

Telefone (Ex: (11) 9999-9999)

Assunto

Sua mensagem

  • Dr. Domingos Mantelli

    Médico especializado em Ginecologia e Obstetrícia. Papai da Giulia e da Isabella. E autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra” e pai da Giulia

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)