Viagem com crianças – 3 destinos de Aventura no Brasil

Listamos 3 destinos para uma viagem de aventura, com muitos desafios, escaladas, cachoeiras e ar puro.


por: Renata Sucena
Autora do blog Viagem em Detalhes e mãe do Gabriel

Esse post é pra você que tá sempre quebrando a cabeça para procurar um destino diferente para uma viagem com crianças! Listamos 3 destinos para uma viagem de aventura, com muitos desafios, escaladas, cachoeiras e ar puro.

Oportunidade de ter contato com a natureza, nadar em rio, se sujar na terra, tomar banho de cachoeira, dessas coisas que crianças de cidade grande definitivamente não estão tão acostumadas a fazer. Um outra vantagem de uma viagem de aventura com crianças é que os custos geralmente não são muito altos.

Você não precisa planejar com tanta antecedência e pode aproveitar algum feriado ou final de semana. Aqui vão as minhas sugestões:

1. Brotas

Brotas fica no interior de São Paulo, localizado a aproximadamente 250km da capital. É conhecida como a cidade da aventura e do ecoturismo e surpreendeu para ir com crianças.

Por lá você vai encontrar cachoeiras, o Rio Jacaré-pepira onde é feito o rafting e bóia cross. Ainda tirolesas, passeios de quadriciclos e outras atividades. São muitas opções, dois dias não são suficientes pra pra aproveitar tudo que a cidade oferece, mas com certeza dá fazer muita coisa legal.

Nós passamos o final de semana por lá e começamos explorando o Recanto das Cachoeiras. É um lugar que você pode fazer diversas atividades como rapel, arvorismo, cavalgada ou simplesmente passar o dia observando a natureza e curtindo a piscina de borda infinita. Nós fizemos a trilha para chegar nas cachoeiras, são duas, a trilha leva aproximadamente 40 minutos pra ir e mais 40 na volta. O caminho é todo delimitado, fácil de andar, cercado e sinalizado, achei bem seguro.

Importante reservar com antecedência ou levar dinheiro, lá é comum não funcionar as maquininhas de cartão de crédito. Tenho um post no meu Blog com mais detalhes dessa viagem caso vocês queiram ver mais: Brotas com crianças.

No dia seguinte fizemos o tão esperado rafting, eu estava ansiosa e com um pouco de medo pelo Gabriel. Mas de verdade a estrutura e o preparo da empresa que fizemos o rafting me deixou bem tranquila. Fiquei surpresa com o atendimento, atenção e os procedimentos de segurança da empresa Território Selvagem.

Nós saímos de ônibus do centrinho da cidade onde fica a agência, e fomos até a área do Rio. O ônibus é desses tipo escolar, e é a maior bagunça no caminho. Ou você entra no clima, ou então quem não quiser a bagunça e não se sentir seguro, pode ir de carro e encontrar a turma lá também, só combinar direitinho com eles.

Hospedagem em Brotas

Brotas é uma cidade com diversas opções de pousadas e Hotéis, minha recomendação é ficar perto do centro. Para visitar as cachoeiras você precisará de carro, mas se hospedando no centro, estará perto dos restaurantes e agências de passeios que ficam na rua principal.

2. Mato Grosso

O Mato Grosso é um ótimo destino para desbravar com crianças. Nobres e a Chapada dos Guimarães são regiões com diversas atividades. Desde flutuações por rios muito limpos, até caminhadas que passam por cachoeiras. É uma aventura e tanto e que agrada também as crianças porque existem alternativas mais fáceis, que se adequam a idade.
 
Viagem com crianças Esse foi nosso passeio de Quadriciclo. Eles amaram!
 
O distrito de Bom Jardim, que pertence a cidade de Nobres, é a primeira parada. Fica a 2h de Cuiabá em uma ótima estrada. Apesar das opções de hospedagem estarem longe do ideal, os passeios por lá valem a pena. O melhor deles é pelo Rio Triste. Equipados com coletes e snorkel, adultos e crianças (a partir de 6 anos), descem o rio observando diversas variedades de peixes, são muitos peixes mesmo, inclusive arraias! A água é cristalina, de temperatura agradável. A região concentra diversas opções de flutuações, que são o que eles chamam essas descidas pelo rio. Vale a pena também fazer o boia cross, é muito divertido.
 
Nosso passeio pelo rio Triste
 
Segunda parte desta viagem é a Chapada dos Guimarães. Fica a 1h de distância de Bom Jardim e também 1h de distancia de Cuiabá. Aqui predominam as caminhadas e cachoeiras. O cartão postal da Chapada é a Cachoeira Véu de Noiva, linda com seus 86 metros de altura. O Circuito das Cachoeiras também é uma opção de passeio, onde é possível visitar 6 cachoeiras diferentes, com direito a mergulho. Essa é a parte que as crianças mais amam! Mas vale lembrar que o circuito tem 7 km de extensão, não sendo indicado para crianças pequenas. Outro passeio maravilhoso é o que inclui as cavernas de Aroe-Jari e a Lagoa Azul. Sensacional e muito interessante.
 
 
Se quiserem ver mais detalhes da viagem que fizemos para Mato Grosso, vejam no Blog: Chapada dos Guimaraes – Roteiro Completo e Nobres.

3. Capitólio – MG

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Capitólio, mas com certeza já ouviu da represa de Furnas, ou o mar de Minas. Esse foi mais um destino que fizemos com crianças e foi muito diferente e gostoso.
 
O principal pra fazer por lá é o passeio de lancha pelos Canyons do Lago de Furnas. Fizemos um passeio privativo, mas são várias opções de empresas que fazem tanto em grupo quando privativo. Uma delícia e impressionante aquela grandiosidade dos cânions vista do lago.
 
 
Estando lá você vai ter que dar um pulo no Mirante dos Cânions que é onde é a famosa foto com a vista lá de cima. Não tem nenhuma trilha nada pra chegar, só uma parada na estrada pra deixar o carro. Tem um portão e uma pessoa que cobra a entrada, que são R$20. Super cuidado com as crianças por lá, pois não tem grade e nenhuma segurança. O Gabriel era bem pequeno quando fomos, ficamos bem longe das encostas. Era só pra curtir o visual mesmo e tirar essa famosa foto.
 
 
O que ele mais curtiu foram as piscinas naturais e cachoeiras da Lagoa Azul. Nós estávamos hospedados na pousada, mas lá é aberto ao público mediante uma taxa de entrada. Existem diversas outras cachoeiras lá por perto, algumas mais outras menos apropriadas para crianças. Com mais estrutura recomendo a Lagoa Azul e a Cascata Eco Parque.
 
 
Um lugar que acabamos não indo pois ficamos com um pouco de medo da trilha foi o Paraíso Perdido. Lá são várias cachoeiras e piscinas naturais.
 
Outro passeio que foi bem legal, foi o de 4X4 até a Pedreira. Realmente não recomendo ir sozinho até lá. Pois não tem nenhuma placa (pelo menos não tinha), só quem conhece mesmo. Ventava muito no dia que estivemos por lá e a água era bem gelada, mas no verão o pessoal entra na água tranquilamente. Olha a cor da água! (sem filtro).
 
 

Hospedagem no Capitólio

A estrutura do lugar e opções de Hotéis ainda não são das melhores e é importante escolher bem a empresa para fazer os passeios para não cair em roubadas. Ficamos hospedados na Pousada Lagoa Azul e eles nos indicaram os passeios.
 
Nós ficamos por 2 noites e conseguimos aproveitar bem. Demos um pulo na cidade de Capitólio, mas é dispensável, é bem pequena e não tem nada muito charmoso.
 
Espero que tenham curtido essas ideias de viagens de aventura com crianças. Esse contato com a natureza é importante, traz experiências novas e muito enriquecedoras.
 
Mais dicas de viagens, vejam aqui outros posts que eu já fiz para o It Mãe, e se quiserem mais dicas passem lá no Viagem em Detalhes.

Inhotim com crianças

Europa com crianças

  • Renata Sucena

    Administradora e mãe do Gabriel de 9 anos, trabalhou por 15 anos em marketing em instituições financeiras. Buscando unir duas de suas paixões, viagens e fotografia, criou o blog Viagem em Detalhes.

Data da postagem: 23 de setembro de 2019

Tags: , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)