Dicas para cuidar da pele e do cabelo antes e depois do treino

Conseguiu encaixar uma atividade fisica na rotina? Confira alguns cuidados que devem ser tomados para garantir a saúde e a beleza da pele e dos cabelos


Dra. Carla Bortoloto
por: Dra. Carla Bortoloto
Médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica

(foto: 123TF)

Não é de hoje que se sabe que uma rotina saudável envolve, entre outros fatores, a prática regular de atividades físicas. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados   – antes, durante e após a malhação – para garantir a saúde e a beleza da pele e dos cabelos.

O grande “vilão” é o suor, que apesar de ser uma reação natural e necessária de nosso organismo para manter a temperatura corporal em níveis adequados, próximo aos 37ºC, acaba favorecendo o surgimento (ou piora) de problemas, como a acne, o envelhecimento precoce da pele e o ressecamento dos fios.

A seguir, dou algumas dicas para “fazer bonito” na academia.

 

1- Água parceira

Não importa se o treino será aeróbico ou musculação pesada. A garrafinha de água deve estar sempre com você. Hidratar-se durante a prática de atividades físicas é fundamental, não apenas para repor aquilo que podemos perder durante os exercícios através do suor, mas para manter o organismo constantemente hidratado. Para a beleza isso significa pele mais luminosa e tonificada, e cabelos mais fortes e sedosos.

 

2- Corpo saudável

Não é (apenas) uma questão de estilo. A escolha da roupa para malhar faz toda a diferença para manter a saúde da pele.  Para o treino render, escolha, do top às meias (e à calcinha), peças que permitam a respiração da pele. Dê preferência às peças mais soltinhas. Você também pode usar as mais ajustadas (como as leggings). Mas nunca apertadas ou que impeçam a transpiração. E no caso das roupas íntimas, escolha sempre as de algodão.

Já depois do treino, nada de ficar com a roupa úmida de suor no corpo. Mais: ela também não deve ser reutilizada (sem lavar) no dia seguinte.  Isso porque elas se tornam um ambiente propício para a proliferação de fungos que podem causar danos à pele, como alergias, micoses de pele (pano branco), de unha (onicomicose) e frieiras. A roupa suada também pode favorecer o surgimento da foliculite, uma vez que o atrito entre a pele e a peça molhada, acaba obstruindo os folículos pilosos, causando a inflamação.  

Após a malhação também é importante tomar um banho morno. Além de remover o acúmulo de suor e regular a temperatura do corpo, a água nesta temperatura age como um “relaxante”, ajudando diminuir a tensão acumulada nos músculos.

Depois do banho é hora de devolver a hidratação da pele com o uso de hidratantes. Aplique o produto em todo o corpo, aproveitando para  massagear as áreas mais tensionadas e doloridas.

3- Rosto bem cuidado

Rosto suado pode até significar mais um dia “pago” na academia, mas no que diz respeito a saúde da pele, está mais para prejuízo.  Por deixá-la mais oleosa e obstruir seus poros, o suor torna o rosto mais suscetível ao surgimento da acne, por exemplo. E por desidratá-la, acaba favorecendo o envelhecimento precoce. Daí a importância de se investir em cuidados pré e pós-treino. 

Para quem treina pela manhã, a rotina de beleza deve começar logo ao acordar, com a correta higienização da face, a fim de remover os resquícios dos produtos utilizados à noite e também oleosidade acumulada. Deve-se utilizar sabonete específico para o tipo de pele, aplicando a espuma em movimentos circulares. Depois o rosto deve ser enxaguado com água fria (para fechar os poros) e seco levemente com a toalha.

Deve-se treinar sem nenhum produto na pele, evitando assim a obstrução dos poros e reações alérgicas, uma vez que esses produtos podem ter seu pH alterado quanto em contato com o suor. A exceção é o protetor solar para quem prática atividades físicas ao ar livre. Neste caso, opte pelas opções oil free toque seco.

Já para quem treina à noite, deve higienizar bem a pele para remover toda a sujidade acumulada durante o dia. E nada de fazer aquele HIIT (ou qualquer outra atividade) maquiada! Além de provocar – e piorar – cravos e espinhas, esse hábito pode causar problemas, como irritações e alergias.

E, independentemente do horário da academia, após o treino a pele deve ser novamente higienizada. Primeiro deve-se enxaguar a face com água fria em abundância para acalmar a pele e desinchá-la. Feito isso, lave-a novamente com o sabonete próprio, enxague-a e seque-a. A partir daí é só seguir a sua rotina normal de produtos, de acordo com o horário.

 

4- Cabelos fortes

As madeixas também merecem atenção especial para aguentar firmes e fortes o treino. Isso porque o suor (sempre ele!) contribui para que a oleosidade, bem como a poluição, se depositem no couro cabeludo, podendo levar ao surgimento de problemas como dermatite seborreica e caspa. Além disso, quando o suor seca, cria uma camada de sal que envolve os fios, tornando-os ressecados, opacos, quebradiços, com frizz e pontas duplas.

Para evitar a desidratação capilar, uma dica é aplicar leave-in hidratante (de acordo com o seu tipo de fio) 15 minutos antes de treinar. Assim, ao começar a malhação, o produto já terá sido absorvido pelos fios, e eles estarão protegidos. E para impedir que as mechas entrem em contato direto com o suor, vale investir em penteados que as mantenham longe da testa e da nuca, como coques e rabos de cavalo alto. Mas atenção: fuja dos penteados muito esticados ou apertados, pois eles podem levar à alopecia de tração. Também é desaconselhado prender os fios com elásticos de borracha, já que ao serem retirados podem quebrar os fios.

Eventualmente, pode-se utilizar um xampu seco. Mas é preciso lembrar que ele não higieniza o couro cabeludo, apenas melhora a aparência e odor dos fios, por isso no dia seguinte, os fios precisaram ser lavados com xampu e condicionador tradicionais. E, caso queira lançar mão deste recurso, opte por uma versão sem álcool na formulação. E não se esqueça de realizar hidratações quinzenais – no salão ou em casa mesmo – para repor os nutrientes dos fios e mantê-los sempre saudáveis.

 

  • Dra. Carla Bortoloto

    Médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD)

Data da postagem: 12 de setembro de 2019

Tags: , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)