Plasma Rico em Plaquetas: o tratamento de beleza que Angelina Jolie usa

O tratamento de beleza que usa o sangue das pacientes ainda não foi liberado no Brasil, mas é assunto quente nos congressos médicos. Saiba mais aqui!


Dra. Carla Bortoloto
por: Dra. Carla Bortoloto
Médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica

 

(foto: 123TRF)

Sabe o que a atriz Angelina Jolie e a socialite Kim Kardashian têm em comum? Ambas são adeptas do Plasma Rico em Plaquetas (PRP), tratamento de beleza que ainda não foi liberado no Brasil, mas é assunto discutido nos congressos médicos.  A técnica consiste em retirar uma quantidade de sangue do braço da paciente que, após ser centrifugado até chegar ao “plasma rico em plaquetas”, é novamente injetado em regiões como face, mãos e couro cabeludo.

O segredo do procedimento está no fato de as plaquetas concentrarem um conjunto de substâncias proteicas, os chamados “fatores de crescimento”.  São eles que aceleram a regeneração celular e estimulam a produção de fibras de colágeno, garantindo benefícios, como de recuperação, rejuvenescimento e rápida cicatrização.

Pele firme

Entre as aplicações do Plasma Rico em Plaquetas está o combate à flacidez e o rejuvenescimento da pele. Indicado para pessoas acima de 35 anos, o plasma pode ser utilizado em regiões do rosto, pescoço, colo e dorso das mãos, garantindo o preenchimento tanto de linhas finas quanto de rugas mais profundas.

Além disso, a terapia também é benéfica para quem possui cicatrizes de acne, ou para uma melhor cicatrização da pele após procedimentos, como o laser de CO2, por exemplo.

Em todas estas situações, o PRP irá estimular a produção de novas células e novas fibras de colágeno, devolvendo o viço e a firmeza da pele, deixando-a com uma aparência mais lisa e jovial.

Para o efeito rejuvenescedor são necessárias, em média, quatro sessões (uma por mês), e os primeiros resultados surgem após 15 dias. A manutenção pode ser feita a cada seis meses a um ano.

Cabelos fortes

As mulheres que passam pelo eflúvio telógeno (queda acentuada de cabelos que pode estar relacionada a fatores como pós-parto, estresse, grandes perdas de peso e até alguns medicamentos) também podem se beneficiar com o Plasma Rico em Plaquetas.

No caso da queda de cabelo, o PRP é aplicado diretamente no couro cabeludo (em combinação ou não com outras técnicas), promovendo uma bioestimulação capilar. O Plasma agirá diretamente no folículo piloso, aumentando sua vascularização, fortalecendo os fios já existentes e estimulando o crescimento de novos.

 

Cuidados pré e pós tratamento

O procedimento é realizado em consultório e tem duração média de 30 minutos. Na aplicação facial, a pele recebe antes um anestésico para minimizar qualquer incômodo. A grande vantagem do tratamento com Plasma Rico em Plaquetas é que praticamente não há risco de rejeição, uma vez que a substância vem da própria paciente. Entretanto, antes de iniciar o tratamento, é necessário a realização de um hemograma para verificar se não há nenhuma alteração no sangue. Pois, caso haja alguma infecção, ou a paciente use medicamentos anticoagulantes, o tratamento é contraindicado.

Após o tratamento, algumas situações devem ser evitadas: exposição ao sol, o uso de medicamentos não prescritos, produtos que possam desencadear irritação local, depilação a laser.

 

OLHA SÓ OS PRODUTOS E SERVIÇOS QUE SÃO A CARA DAS IT-MÃES

  • Dra. Carla Bortoloto

    Médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD)

Data da postagem: 12 de agosto de 2019

Tags: , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)