Quero meu corpo de volta!


Gizele Monteiro
por: Gizele Monteiro

Queridas it mães, hoje vou responder a uma pergunta da leitora Mariana Venditto:

P. “Sempre fui magra e durante a gravidez engordei 16kg, perdi
10kg logo após o parto e os outros 6 insistem em me atormentar.
Como voltar à forma no pós-parto? Existe
alguma forma que ajude a emagrecer sem prejudicar a amamentação?”

 R. Bom, vamos com muita calma! Esse realmente é o primeiro passo para quem quer voltar à forma no pós-parto – CALMA. Normalmente, mulheres ansiosas não conseguem controlar o impulso de comer.

Queremos que nosso corpo volte tão rápido quanto o corpo de uma famosa. Mas, existe uma diferença entre a volta do corpo das famosas e nós, mulheres normais!

Muitas coisas devem ser levadas em consideração e aprimeira delas é o respeito pela saúde do seu corpo. Ele tem um ritmo e você precisa aprender a respeitá-lo. Ele mudou em 40 semanas e não é em 1 mês que voltará ao que era antes da gravidez. Coração, sistema circulatório, postura, mamas e muitas partes voltam gradativamente e isso tudo pesa.

O segundo passo, é o respeito pelo seu filho, mantendo-se saudável para conseguir amamentá-lo. Qualquer loucura nesse momento pode comprometer a amamentação e, portanto, a saúde do seu bebê e a sua.

E então você pode me perguntar: “Mas, Gizele, como as famosas voltam tão rápido?”

A resposta para essa pergunta envolve vários pontos para serem analisados. Vamos lá!

  • Elas já se mantêm em forma antes da gravidez, pois vivem de sua imagem. Engravidam com peso super adequado. A dupla dinâmica – exercícios + alimentação saudável faz parte da vida delas.
  • Elas se mantém em forma DURANTE A GRAVIDEZ. Como? Novamente a dupla dinâmica entra em ação: elas se exercitam e mantem uma alimentação saudável para o controle do ganho de peso. Dessa forma ganham apenas o peso necessário. Esse é um dos pontos principais para o retorno rápido do corpo no pós-parto.Quanto mais você ganha, mais tempo você demora para perder e mais dificuldade terá para voltar ao que era. Continha básica: se você ganha pouco, leva menos tempo para perder. Se você ganha muito levará muito tempo para perder, além de correr o risco de não conseguir voltar por uma série de fatores que vale outro post.
  • E O DECISIVO… o pós-parto. As famosas voltam para a prática de exercícios assim que o médico libera. E, claro, junto com isso entra a alimentação saudável. Conclusão: dupla dinâmica de novo em ação.

A Mariana, leitora que encaminhou a pergunta, tem somente 24 anos e isso favorece bastante a volta do peso. Isso porque seu metabolismo está a funcionando a todo vapor. Basta um pequeno esforço e disciplina para chegar ao objetivo.

Para mulheres que engravidam acima dos 35 anos, o metabolismo já apresenta mudanças e muitas vezes elas engravidam acima do peso,
dificultando mais ainda o retorno do peso.

Minha dica para as mulheres que desejam engravidar e se encontram nessas condições é realizar um programa de emagrecimento antes da gravidez. Para as acabaram de dar a luz, é a mesma indicação dada para nossa leitora –  iniciar um programa de exercícios e manter uma alimentação saudável que seja adequada em nutrientes para esse momento de amamentação e equilibrada caloricamente.

O corpo da Claudia Leite após a primeira gravidez é o objetivo de todas as mulheres, mas ela engordou apenas 9 quilos na sua primeira gravidez!

E, normalmente, a mulher perde no primeiro mês entre 6 e 9 quilos. O restante vai sendo perdido gradativamente, porque corresponde ao peso de estruturas como mamas, coração, útero, volume sanguíneo e gordura.

Temos exemplos de famosas que saíram da linha na gravidez, como foi a atriz Carolina Dieckmann, ganhando 28 kilos, e após 10 meses, estampou a capa de uma revista famosa em pé em uma bola suíça. Em seu depoimento, ficam absolutamente claros o esforço, a disciplina e a dedicação para manter a dupla dinâmica de sempre:  exercícios + alimentação saudável.

Aqui vão então algumas dicas para o retorno saudável do peso:

    • Fuja 

das dietas malucas e reduzidas em calorias. Elas te deixarão com fome, mais ansiosa e irritada. Lembre-se que essa fase inicial é muito cansativa para os cuidados com o bebê e uma alimentação saudável ajuda na sua recuperação, ansiedade e controle do humor, além de te deixar mais disposta. Essas dietas poderão ainda comprometer a amamentação.

  • Selecione alimentos saudáveis e com calorias reduzidas, insira bastante frutas e vegetais. Uma alimentação rica em nutrientes manterá a sua saúde. Evite alimentos que contenham grande quantidade de açúcar, gordura ou ainda as frituras.
  • Prefira alimentos integrais como pães, arroz integral,entre outros. Esses alimentos tem mais quantidade de fibras e proporcionam mais saciedade por causa das fibras.
  • Insira no seu dia atividades que ajudem no seu gasto calórico, assim que o médico liberar. Vale passear com o bebê no carrinho ou aproveitar alguns momentos que o bebê dorme para realizar alguns exercícios. Se você não tem essa disciplina ou não consigue realizar exercícios sozinha, busque ajuda profissional, contratando um personal gestante ou indo para um local que ofereça um programa pós-parto. Alguns locais você pode inclusive levar seu bebê.
  • Evite exercícios pesados. Há o risco de lesões e risco para a sua saúde.

 

Muita calma, respeito por você e pelo seu corpo e… disciplina! Tenho certeza de que você chegará lá!
Um beijo,
Gizele
www.metodomaisvida.com.br/gestantes/

 

  • Gizele Monteiro

    Mestra-professora e diretora do Método Mais Vida Gestantes. Fala sobre bem-estar e controle de peso no canal Personal It Mãe

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)