Fazer exercícios com filhos? Sim, é possível!


Juliana Calheiros
por: Juliana Calheiros

Sabe a sensação que tenho? Todas as mães, mesmo as mais seguras, passam por um turbilhão de culpas e dúvidas diariamente. Ninguém, exceto quem já passou recentemente pela mesma experiência (acho inclusive, que nem as avós têm consciência do quão difícil é ser mãe nos anos 2000!), entende o tornado de emoções que levamos para o travesseiro todas as noites.

Tenho dois filhos pequenos e,  trabalhando em um ritmo aceleradíssimo, tenho que escolher todos os dias maneiras mais inteligentes para equilibrar a função “mãetorista”, esposa, educadora (lições de casa e comportamentos diários dos pequenos), sem contar visitas à depilação, manicure, dentista e ACADEMIA! Definitivamente, nos dias de hoje (pareço “velhinha” falando…rs), não é fácil ser mãe! Porque nós mesmas nos cobramos o tempo todo. Internamente queremos ser SUPER em tudo, e sobre isso existem milhões de textos com as quais a gente se identifica…

Já eu, criei a Materna Fit a fim de, por meio da atividade física personalizada (com muita conversa e troca de experiências), levar às mães um olhar sincero e pronto para um recomeço de vida. Quero ajudar as mães a se aceitarem como são, com todas as “maluquices” que ainda vão fazer no dia-a-dia com os filhos. Quero fazer com que se olhem no espelho e procurem melhorar aquilo que veem, sem pressa e sem “nóias”, sem perder os pequenos prazeres da vida com a família. Quero ajudar minhas alunas e agora você, por meio desta coluna, a diminuir a culpa de não ter conseguido resistir aquela taça de vinho, ou ao salgado da festa infantil do amiguinho da escola do filho, porque é preciso ter vida normal, se respeitando e se desculpando por qualquer bobagem de mãe. E você precisa fazer atividade física para estar em equilíbrio com o emocional e o físico.

Mas é claro que toda mulher quer também EMAGRECER! Então, minha segunda meta é essa: ajuda a perder os quilos que ganharam, ou não, na(s) gestação(ões). Me especializei e ainda continuo estudando para estar sempre atualizada com os melhores métodos para que isso aconteça. E o segredo é aliar o método mais eficiente ao pouco tempo que todas têm! Esse é o meu segredo da materna! Xiuuuu! Não é preciso sair de casa para treinar: NUNCA! Assim, com as crianças assistindo Peppa Pig, ou participando das atividades com ela, na sala do apartamento (garagem de casa, parque, quintal, quarto) é possível trabalhar as musculaturas mais importantes, perder gordura com alto gasto calórico, e de quebra, diminuir a ansiedade e mais uma culpa: a de não se exercitar por falta de tempo! Só é importante ter liberação médica para fazer qualquer atividade, mesmo sendo em casa. Esse trabalho exige das articulações, músculos e coração. Sendo assim, você tem que ter certeza que está pronta para começar! E vamos começar já? Na aula de hoje, vou mostrar uma série que inclui alongamento, exercícios para braço e abdominais que você pode fazer com sua filha ou seu filho (eu fiz com a Manoela) – sim, se exercitando e curtindo com eles (claro que não é para as crianças fazerem força e nem repetir as séries como você. Elas só entram na história para ajudar e brincar, ok?). Olha só!

Primeiro, alongue. Puxe a perna direita, esticada, na direção do nariz. Segure de 20 a 30 segundos. Repita com a perna esquerda. Em seguida, alongue a lombar, tentando pegar as mãos do seu filho. Fique por 20 a 30 segundo e volte (foto: Materna Fit) Primeiro, alongue. Puxe a perna direita, esticada, na direção do nariz. Segure de 20 a 30 segundos. Repita com a perna esquerda. Em seguida, alongue a lombar, tentando pegar as mãos do seu filho. Fique por 20 a 30 segundo e volte (foto: Materna Fit)

 

Sente-se com as pernas abertas e esticadas. Então alongue o tronco para a direita, como se fosse segurar seu p. Repita para o lado  esquerdo. Fique na postura de 20 a 30 segundos (foto: Materna Fit) Sente-se com as pernas abertas e esticadas. Então alongue o tronco para a direita, como se fosse segurar seu pé direito. Repita para o lado esquerdo. Fique na postura de 20 a 30 segundos (foto: Materna Fit)

 

(foto: Materna Fit)  Inicie todo treino todo com a prancha, porque ela é a melhor maneira de fortalecer o CORE – região do centro do corpo que estabiliza e melhora todo e qualquer movimento executado pelo corpo. Se você está começando a se exercitar agora, apóie os joelhos e antebraços no chão, mantenha a coluna reta e os joelhos esticados e fique 30 segundos. Repita 4 vezes. Com 30 segundos de descanso. Se já tem condicionamento e força, apóie a ponta dos pés e o antebraço no chão (foto: Materna Fit)

 

(foto: Materna Fit) Depois faça a flexão de braços. A posição é a mesma da prancha, mas agora apóie apenas a palma das mãos no chão e a ponta dos pés (quem está iniciando e não tem um bom preparo, deve permanecer com os joelhos no colhonete e executar movimentos curtos). Dobre os cotovelos até formar um ângulo de 90 graus e estique. Faça apenas 2 séries de 20 repetições. (foto: Materna Fit)

 

(foto: Materna Fit) Chegou a vez dos abdominais, que ficam mais divertidos com a ajuda da filhota ou do filhote. Concentre a força da subida no abdômen e não no pescoço! Faça 3 séries x 20 repetições (foto: Materna Fit)

 

Bom treino! E até a próxima! E se tiver alguma dúvida/pedido sobre exercícios na gravidez e no pós-parto, mande um e-mail para contato@itmae.com.br

beijos,

Juliana

materna-logo

 

 

 

 

 

 

  • Juliana Calheiros

    Juliana Calheiros é mãe de Manuela e Rodrigo, professora de educação física e idealizadora da Materna Fit, especializada em deixar as mães em boa forma. No tempo que dá. E sem neuras.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)