Athleisure: a moda que junta o esportivo e o casual


Débora Lublinski
por: Débora Lublinski

athleisure2

O estilo athleisure é inspirado em roupas de ginástica, com toque formal (Foto: Reprodução Pinterest)

Já faz um tempinho que a moda fitness saiu da academia e foi para as ruas. Mais do que comprar um tênis ou uma legging pelo desempenho que eles podem oferecer em uma determinada modalidade esportiva, o estilo, a cor, a estampa contam muito, não é? Mas a tendência ganhou um reforço nas últimas temporadas de desfiles. Lá fora, Stella McCartney e Alexander Wang e, por aqui, Farm, Salinas e Animale são bons exemplos de que o activewear veio para conquistar o dia a dia de quem não tem tempo a perder. Junção das palavras em inglês athletic e leisure, ou atlético e lazer em português, o estilo athleisure preza por tudo que qualquer mãe deseja: conforto, versatilidade e uma boa dose de atitude. “São peças com modelagem mais ampla, confeccionadas em tecidos molinhos, como o moletom, ou com cortes inspirados nas roupas de ginástica”, explica Flávia Piña, professora e consultora de moda e imagem, de São Paulo. Pense em jaquetas de nylon, saias mídi e vestidos em moletom, calças de ioga e de corrida, as sandálias pool slides, aquelas com uma tira grossa para usar na piscina e, claro, tênis, todos os tipos de tênis, incluindo o branco de couro de virou febre entre as descoladas.

Mas a grande preocupação na hora de investir na tendência athleisure é não parecer que está saindo de casa com um certo ar de desleixo. “Não dá para usar roupas esportivas dos pés à cabeça. Misture peças e tecidos mais sofisticadas e o resultado ficará despojado”, fala Flávia. Vale legging com maxitricô, vestido de moletom com jaqueta de couro, saia-lápis com tênis, entre outras combinações descoladas. Pode apostar: o look vai numa boa à reunião da escola, ao almoço de negócios e à happy-hour com as amigas. Confira alguns exemplos para se inspirar na galeria abaixo.

  • Débora Lublinski

    Jornalista e mãe da Marina, Débora Lublinski trabalhou por 15 anos em revista feminina cobrindo beleza, saúde e bem-estar. Mas não vive apenas de glamour e sabe bem o malabarismo que é se cuidar sem descuidar dos filhos, da casa, do casamento e da carreira

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)