Alimentos que dão energia


Malu Echeverria
por: Malu Echeverria
Receita para começar o dia animada: banana com aveia e mel. Delícia! (Foto: It Mãe) Receita para começar o dia animada: banana com aveia e mel. Delícia! (Foto: It Mãe)

 

 

A agenda está tão lotada que não dá tempo de comer direito? Atenção! A única maneira de garantir o pique e cumprir todos os compromissos ao longo do dia é mantendo uma alimentação saudável – e sem pular refeições. “O ideal é comer a cada três horas (o que significa fazer três refeições principais e lanches intermediários) para equilibrar todos os nutrientes na corrente sanguínea, principalmente a glicose, que é a principal fonte de energia”, explica a nutricionista Bruna Petrungaro, do Comer & Viver, em São Paulo. Então, passar muitas horas sem comer por causa de falta de tempo só vai jogar contra você. Isso porque onível de açúcar do sangue cai e, como resultado, a gente fica cansada, sonolenta, desanimada e, em alguns casos, até mesmo irritada e com tonturas.

Conheça cinco alimentos que podem ajudar você a manter o pique durante o dia todo.

Aveia
Cereal rico em carboidratos, que se transforma em açúcar no sangue. A vantagem é que, por causa das fibras, nesse caso, o açúcar é liberado aos poucos. Assim, os níveis glicêmicos ficam equilibrados. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam em processos químicos essenciais para a decomposição da glicose no sangue – então, indiretamente, tais nutrientes estão relacionados à produção de energia. Uma colher de sopa de farelo de aveia (pode ser com a fruta do café da manhã) ao dia dá conta do recado.

Banana
Além de vitamina C, fósforo e magnésio, a fruta possui outros nutrientes que aumentam a disposição. O primeiro é o potássio, que favorece a dilatação dos vasos sanguíneos e, por consequência, a circulação e distribuição dos nutrientes pelo organismo. Também é rica em carboidrato e vitamina B6, que atenua os sintomas da TPM. O ideal é consumir uma unidade por dia. Que tal no lanche do meio da manhã?

Açaí
Altamente energético, rico em “gordura boa”. Tem ação antioxidante, ou seja, que combate o envelhecimento das células. Possui, ainda, alto teor de magnésio, substância essencial para a produção e utilização de energia pelo organismo. Consuma 60 g por dia (o mesmo que seis colheres de sopa).

Mel
Como é absorvido rapidamente pelo organismo, dá energia na hora! Assim como a aveia, é fonte de vitaminas do complexo B. Consuma com moderação (1 colher de sopa por dia), porque tem muitas calorias. Mas, não custa lembrar, é contra-indicado para pessoas com diabetes.

Chocolate meio-amargo
Tem alto teor de gordura, por isso, calorias demais também. Só tem uma substância chamada teobromina, parecida com a cafeína, que funciona como um estimulante. Com moderação, tudo bem. Coma, no máximo, 25 a 30 g por dia, o mesmo que uma barra pequena.

Para começar o dia bem disposta, que tal uma porção de banana amassada com aveia e mel?

Um beijo, Malu.

  • Malu Echeverria

    Jornalista, mãe do Gael e redatora-chefe do It Mãe. Para ela, é essencial colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente, depois na criança

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)