5 sinais que mostram que você está grávida (antes do atraso menstrual)


Dr. Domingos Mantelli
por: Dr. Domingos Mantelli
Médico especializado em Ginecologia e Obstetrícia

casal gravidez

Alguns sintomas podem surgir antes mesmo da menstruação atrasar (Foto: 123RF)

O corpo da mulher está propenso a um turbilhão de acontecimentos diários. Se você está tentando engravidar, alguns sinais podem demonstrar que as tentativas foram bem-sucedidas – antes mesmo da menstruação atrasar, sabia? Isso porque os primeiros sintomas de uma gravidez surgem, normalmente, apenas três semanas após a fecundação. Em alguns casos, porém, a gestante pode sentir alguns indícios logo no sexto dia após a concepção.

O primeiro sinal surge quando há um sangramento vaginal. Ele ocorre porque o embrião se instala na parede do útero até o começo da segunda semana após a relação sexual. Esse processo pode romper alguns vasos sanguíneos e, deste modo, levar a um pequeno sangramento. O que muitas mulheres confundem com a menstruação, já que ele vem no período que ela deveria menstruar outra vez. Todavia, geralmente é uma pequena quantidade por um ou dois dias, com uma coloração de borra de café, acompanhado de uma leve cólica.

O segundo sinal é o cansaço, que pode gerar fadiga e sono em excesso. Além das alterações no humor, sintomas que ocorrem devido à elevação dos hormônios estrogênio e progesterona que começa desde o início da gravidez. Contudo, a mulher pode associá-los com TPM ou estresse.

Outro sintoma de gravidez que aparece cedo é a vontade excessiva de urinar, bem frequente no primeiro trimestre de gravidez. Isso ocorre também (adivinha!) devido às mudanças hormonais da futura mamãe.

Com relação à quarta indicação de gravidez, há a presença de dor e sensibilidade nas mamas. O aumento da irrigação de sangue na região faz com que as mamas aumentem e fiquem mais doloridas. Os mamilos tendem a escurecer logo no começo também.

Por último, o quinto indício pode ser o intestino preso. O desconforto é causado também por conta dos níveis de progesterona elevados. Mais adiante, ele pode continuar devido à compressão dos intestinos pela dilatação do útero (que cresce aos poucos). Se você desconfia que está grávida, parabéns! Agora, o ideal é fazer um exame de sangue (mais preciso do que os exames de farmácia) para comprovar a suspeita e, assim que possível, agendar uma consulta para começar o pré-natal.

  • Dr. Domingos Mantelli

    Médico especializado em Ginecologia e Obstetrícia. Papai da Giulia e da Isabella. E autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra” e pai da Giulia

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)