Tudo o que você precisa saber (e avaliar) ao pedir um aumento


Isabel Malzoni
por: Isabel Malzoni

mulher trabalho

Antes da conversa, reflita sobre as habilidades que você ganhou ao se tornar mãe (Foto: CrayonStock)

Você sabe que seu trabalho é valioso para a empresa, porém seu salário está aquém dos resultados que tem alcançado. Chegou a hora, então, de pedir um aumento. Mas como fazê-lo? A resposta pode gerar ainda mais dúvidas nas mães, já que a maternidade traz algumas mudanças no modo de ser e de trabalhar também. No entanto, se refletir sobre o assunto, vai perceber o quanto ser mãe faz com que a gente desenvolva competências de líderes – como mostra a jornalista Ann Crittenden no best-seller Liderança Começa em Casa (Ed. Record). Como ter mais jogo de cintura para lidar com momentos de crise (da cólica ao refluxo), saber delegar (afinal, quem é que consegue dar conta de tudo sozinha?), colocar-se no lugar do outro e dar o exemplo, só para citar algumas das lições aprendidas nesse “MBA de gestão” que é a maternidade. Para ajudá-la, conversamos com a coach de carreira Daniela Salles, especializada na vida profissional de mães, e reunimos as melhores dicas.

Prepare-se para a conversa

Quais são os seus valores? Quais as habilidades você adquiriu desde a última vez que conversou com seu chefe? Pense sobre as qualidades que você ganhou também com a maternidade, como falamos acima. Reflita e esteja preparada para mostrar o seu melhor.

Fale sobre resultados

E não sobre querer ou merecer um aumento. Coloque para seus superiores quais os resultados que você entregou nos últimos seis meses e porque eles são valiosos para a empresa. Mais importante ainda: explique quais habilidades você adquiriu durante esse processo que lhe tornam uma profissional ainda mais eficiente.

Avalie o momento da empresa

Nenhuma empresa gosta de conversar sobre mudanças de posição ou aumentos de remuneração durante crises. Avalie o ambiente financeiro antes de fazer a sua colocação. Talvez aguardar a avaliação anual seja uma boa pedida.

E o seu também

Se você voltou recentemente da licença-maternidade ou de férias, segure a ansiedade. É preciso que a rotina esteja estabelecida novamente – e os resultados frescos na memória dos seus chefes – para que a sua solicitação seja bem-sucedida.

  • Isabel Malzoni

    É jornalista e sócia da Editora Caixote, que publica livros infantis interativos, como Pequenos Grandes Contos de Verdade, finalista do Prêmio Jabuti. Mãe de Diego, divide-se entre os cuidados com o bebê, descobertas culinárias e muitos, muitos textos Isabel Malzoni é

Data da postagem: 29 de fevereiro de 2016

Tags: , , , , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)