Receitas deliciosas pra fazer com as crianças (e ensinar a comer verdinhos!)


Camila e Gabriela Kirmayr
por: Camila e Gabriela Kirmayr
Gabi é nutricionista infantil e Cami é comunicóloga. Elas são sócias da consultoria de nutrição infantil Coisa de Nutri

O pão de queijo colorido é uma forma ótima de aproximar as crianças de alimentos como beterraba, espinafre, mandioquinha… (foto: Coisa de Nutri)

 

Olá It Mães!

Fim de ano, festas, correria e crianças entrando em férias!!!! É muita coisa para administrar, né? Haja disposição, haja inspiração e haja muita criatividade. Hehe.

Um dos caminhos para aproximar as crianças dos alimentos, é levá-las à feira, ao hortifruti e depois se aventurar com elas na cozinha.

O contato com o alimento – entender de onde vem, quem produz, como ele vira uma receita – é muito importante para muitas vezes “quebrar o gelo” da rejeição das crianças com alguns grupos alimentares, que geralmente são as frutas, vegetais e legumes – os famosos verdinhos.

Para que essa rejeição diminua aos poucos, a aproximação precisa ser gradativa, sem forçar a barra. Sem prometer chocolates depois. Às vezes, é muito mais importante saber “o que não fazer”, do que “fazer mil coisas”.

E essa aproximação por meio dos próprios alimentos, é altamente saudável com resultados muito positivos para família. Mas não vale só fazer cupcake e brigadeiro! Isso as crianças já amam, hehe. 😊

A aventura precisa ser com algum alimento que a criança não simpatize tanto, para que se inicie, então, uma relação.

Sugerimos aqui duas receitas bem legais e divertidas para se aventurar com os pequenos. Uma com frutas e outra com vegetais!

Para a receita com frutas, vamos de picolé caseiro. Um que funciona muito bem é o “Picolé de morango com iogurte”. Se tiver as forminhas, melhor ainda. No verão é refrescante, saudável e mata aquela vontade de comer um docinho.

A receita com vegetais é o delicioso “Pão de queijo colorido” –  uma forma lúdica e gostosa de a criança comer beterraba, espinafre ou mandioquinha.

Seguem as receitas e mão na massa!!! Importante é ter sempre um adulto para coordenar, principalmente quando for mexer com facas e forno.

Boa sorte e boas férias!! Beijos, Cami e Gabi

Pão de Queijo Colorido

 Ingredientes:

  •  1 xícara de chá de polvilho azedo
  • 1 e ½ xícara de chá de polvilho doce
  • ½ xícara de chá de azeite
  • ½ xícara de chá de queijo parmesão
  • ¼ de xícara de chá de água fria
  • Sal a gosto
  • 1 colher de sobremesa de chia
  • 1 xícara de purê de legumes – sem leite, apenas os legumes cozidos a vapor e batido (cenoura, ou beterraba, ou espinafre ou aipim, ou inhame)

 

Modo de preparo

Em uma tigela grande, coloque o polvilho azedo, o polvilho doce, o azeite, o queijo parmesão ralado o sal e misture tudo com a mão.

Adicione à tigela o purê de mandioquinha (ou beterraba, ou espinafre, ou cenoura) e vá misturando, colocando água aos poucos caso sinta que precise.

Amasse, até obter uma massa homogênea que desgrude das mãos.

Faça os pãezinhos do tamanho que desejar. Arrume-os em uma forma untada com azeite.

Pré-aqueça o forno a 180 graus por 10 minutos e asse os pãezinhos por 20 a 25 minutos.

Obs: os pães ainda crus, podem ser congelados por até 6 meses

 

Picolé Cremoso de Morango

Ingredientes:

1 pote de iogurte integral

10 pedaços pequenos de morangos bem lavados

Se necessário, adoce com uma colher pequena de açúcar mascavo.

 

Modo de Fazer

Bata tudo no liquidificador por aproximadamente 5 minutos.

Coloque nas forminhas de picolé, espete o palito e leve ao freezer por aproximadamente 2 horas e meia.

Depois de as crianças virem os picolés prontos feitos por elas mesmas, a gente duvida que vai sobrar algum! (foto: Coisa de Nutri)                         .

 

OLHA SÓ OS PRODUTOS E SERVIÇOS QUE SÃO A CARA DAS IT-MÃES

  • Camila e Gabriela Kirmayr

    Camila é publicitária, certificada em disciplina positiva e mãe do Frederico, de 3 anos. Gabriela é nutricionista infantil e mãe da Júlia, 12 anos, e da Lara 14. As duas são sócias da consultoria de nutrição infantil Coisa de Nutri

Data da postagem: 13 de dezembro de 2018

Tags: , , , , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)