5 dicas para ter uma manhã mais tranquila em casa


Isabel Malzoni
por: Isabel Malzoni

Café da manhã_família

Vale a pena acordar um pouco mais cedo para diminuir o stress e até curtir a família (Foto: 123RF)

Não é porque você é mãe, profissional e esposa que sua manhã precisa ser caótica e estressante. Com um pouco de organização e planejamento, é possível começar o dia em paz e até curtir o momento com a família antes de cada um seguir o seu rumo. Fomos atrás das melhores dicas para lhe ajudar a fazer essa transformação.

1) Acorde mais cedo

“Uma hora é o tempo médio necessário para uma pessoa se aprontar e arrumar os filhos de manhã”, explica a consultora de organização Ingrid Lisboa, da Home Organizer (SP). O tempo pode variar se você tem mais ou menos ajuda e de acordo com o número dos filhos, mas menos que isso é estresse na certa. Se ainda não está dando tempo, cogite acordar um pouquinho mais cedo. Aqueles 10 minutos serão mais bem aproveitados em uma manhã com calma do que naquela soneca a mais.

P.S: Não é só a antecedência que conta. Levante antes das crianças e vá acordá-los só quando já estiver vestida. Assim você consegue se arrumar tranquila. “Sem falar que ver a mãe ainda de pijama deixa as crianças certamente mais preguiçosas e devagar. Faça o teste”, compartilha Ingrid.

2) Durma mais cedo

Para acordar mais cedo e descansada, claro, é preciso dormir antes também. Oito horas de sono é uma boa medida, mas ir para cama meia hora antes do que o habitual já fará maravilhas pela sua disposição durante o dia todo.

 3) Divida as obrigações

A gerenciadora de tempo norte-americana Laura Stack, autora do livro How to Get Things Done at Home (Como fazer as coisas acontecerem em casa, em tradução livre, já que o título ainda não foi traduzido no Brasil), foi convidada pelo jornal Huffington Post para ajudar uma família que vivia manhãs caóticas a se organizar. A primeira coisa que ela percebeu foi: tudo gira em torno da mãe. Alguém se identificando por aí? “A manhã acontecia de maneira atabalhoada e espontaneamente em volta de Rachel (a mãe)”, explicou ao periódico. A sugestão da especialista foi montar um sistema para que cada um fizesse a sua parte, marido e filhos, inclusive. Já imaginou se todo mundo fizesse um pouco sem ficar lhe perguntando “e agora?” ou “cadê”? Vale copiar em casa!

4) Separe sua roupa – e as das crianças – na noite anterior

Essa é clássica, mas não menos importante. “Melhor uma noite atarefada do que uma manhã idem e estressante”, acredita Ingrid. Portanto, deixe tudo que puder organizado para facilitar o dia seguinte, como a sua roupa (“cheque a previsão do dia seguinte para uma escolha certeira”), a das crianças e a mochila (“quais as aulas e atividades do dia seguinte? Sempre melhor saber com antecedência”). Se as crianças têm mais de 6 anos, faça com que elas participem dessa organização. Já as maiores de 9 anos podem dar conta disso sozinhas.

O mesmo funciona para o lanche e para o café da manhã. Deixe o que for possível já preparado (como parte da mesa posta, por exemplo) e no mesmo lugar de sempre, assim ninguém se confunde, mesmo se você tiver de sair mais cedo do que o resto da família.

5) Tenha uma lista de tarefas

Planeje a sua manhã passo a passo para não perder tempo. Para isso, vale fazer uma lista incluindo todas as tarefas, das mais simples às complexas. Por exemplo:
– Acordar e tomar banho;
– Guardar o lanche na lancheira;
– Acordar as crianças;
– Café da manhã em família;
– Escovar os dentes e pentear os pequenos, etc.

São muitas as coisas para fazer e para lembrar. Ao colocar no papel, você vai evitar esquecimentos (e mais estresse ainda!).

  • Isabel Malzoni

    É jornalista e sócia da Editora Caixote, que publica livros infantis interativos, como Pequenos Grandes Contos de Verdade, finalista do Prêmio Jabuti. Mãe de Diego, divide-se entre os cuidados com o bebê, descobertas culinárias e muitos, muitos textos Isabel Malzoni é

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)