Como resgatar a vida a dois com fraldas e muita função


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe
 

Uma forma de resgatar a relação é estabelecer um novo “marco zero”, que pode ser simbolizado por uma data especial, uma mudança, uma viagem (foto: 123 TRF)

Vamos combinar, ser mãe (e ser pai) não é fácil. A chegada de um filho traz muita alegria e realização, mas também um monte de responsabilidades. O tempo que já era escasso parece sumir e o cansaço bate forte. Com todo esse cenário, a vida a dois acaba ficando em stand by. Faz parte. Mas não dá para ficar para sempre. A gente precisa de romance, de conexão. O amor pelos filhos no alimenta e é lindo, mas a gente precisa dessa energia de amor de casal. Certamente você sabe disso, mas na prática pode parecer difícil de recuperar. Conversamos com Vanessa Abdo Benaderet que é psicóloga e comanda o grupo de mães e site Mamis na Madrugada. Ela dá algumas dicas para recuperar a conexão da vida a dois – sim, é possível:
 
 
It Mãe: Quais são os momentos mais críticos para o romance depois  que temos filhos?
Vanessa Abdo: Em geral, o nascimento do segundo filho exige ainda mais cuidado com a relação do casal. O primeiro bebê costuma ser aquele do amplo desejo de ambos, cheio de expectativas o segundo, já sem tanta novidade e com o dobro do trabalho, tende a afastar o casal…
 
It Mãe: Quais são os maiores sabotadores da vida a dois?
Vanessa Abdo: A sobrecarga de acúmulo de tarefas, a exigência da perfeição (ser uma mãe perfeita, um pai perfeito…), a falta de delegar e dividir tarefas, a falta de comunicação entre o casal (aquela coisa de tentar adivinhar o que o outro está pensando em vez de perguntar)… Tudo isso atrapalha.
 
It Mãe:  Por que o romance parece que acaba quando temos crianças em casa?
Vanessa Abdo: Muitas mães ficam tão imersas no universo materno que é como se não pudessem ser elas mesmas. Esquecemos que somos seres complexos e multifacetados e que podemos assumir diversos papeis. Muitos pais e mães se reconhecem apenas com a nova função: mãe/pai. 
 
It Mãe: O que fazer quando parece que a relação esfriou de vez? Dá para recuperar?
Vanessa Abdo: Costumo dizer no consultório que, se o casal ainda quer ficar junto, deve estabelecer um “marco zero”, que pode ser uma viagem, uma data, uma mudança. E até essa data, cada um deve falar com cuidado – ou seja, sem ironia, sem deboche e de forma assertiva –  tudo que incomoda e que seja passível de mudança. E a partir do “marco zero” colocar em prática as mudanças.
 
It Mãe: Para o casal que está “grávido” do primeiro filho, que dicas você dá para cuidar da vida a dois?
Vanessa Abdo: Se não for divertido, não é sustentável! Precisa ter mais paciência, menos exigência e principalmente mais bom humor!
  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Data da postagem: 3 de dezembro de 2018

Tags: , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)