O que colocar na lancheira das crianças?


Malu Echeverria
por: Malu Echeverria

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) chamou a atenção dos pais ao analisar sete marcas de sucos de caixinha. As 31 amostras de néctares (que tem menor concentração do suco da fruta) testadas em laboratório foram aprovadas em vários itens, mas dez produtos deixaram a desejar na quantidade de fruta oferecida. Segundo a análise, 32% não contêm o teor de polpa ou suco de fruta exigido por lei – que varia de 10 a 40%, conforme o sabor do produto. Mas esse não é o único problema dos sucos industrializados em geral. “O aumento dos índices de obesidade infantil levou a mais pesquisas sobre o que as crianças estavam comendo e, entre os principais vilões, estão as bebidas prontas. Além de excesso de corantes e conservantes, elas possuem teor elevado de açúcares”, alerta a nutricionista Alessandra Rodrigues. Se o tão prático suco de caixinha não é uma boa opção, que bebida colocar na lancheira das crianças?

Uma boa opção, para a especialista, seria levar água fresquinha e uma fruta em vez do suco. Isso porque a quantidade de vitaminas nas frutas in natura é maior do que na bebida processada. “Mesmo o suco natural perde nutrientes se consumido muitas horas após ter sido preparado”, explica. Além disso, assim, a criança também cria o hábito de beber bastante água ao longo do dia. Para variar, ela pode tomar, ainda, água de coco e suco integral ou concentrado (que são diluídos em água e não contêm açúcar). Mas a bebida não é a única questão. A gente também quer ideias criativas e variadas (e saudáveis, claro) de comidinhas. Veja aqui algumas opções saudáveis e gostosas para a criançada levar na lancheira.

Segunda-feira: pão de forma ou bisnaguinha integral + queijo magro (amarelo light, minas ou ricota) ou requeijão light + uma porção de goiaba + 250 ml de água fresquinha.

Terça-feira: uma porção de bolacha integral sem recheio (doce ou salgada) + 1 maçã + 250 ml de água de coco.

Quarta-feira: 1 fatia de bolo integral (veja a receita aqui) + 250 ml de suco de manga concentrado (diluído em água).

Quinta-feira: 1 unidade de iogurte + cereal integral para acompanhar + 250 ml de água fresquinha.

Sexta-feira: 1 potinho com milho cozido sem a espiga + 250 ml de suco de uva integral.

Outras sugestões de comidinhas saborosas para o lanche: pipoca caseira ou de microondas (desde que sem manteiga), barra de cereal (sem chocolate), tomate cereja (temperado com uma pitada de sal, azeite e orégano), queijo fundido light, biscoito de polvilho doce ou salgado, mix de frutas secas e cenoura baby.

  • Malu Echeverria

    Jornalista, mãe do Gael e redatora-chefe do It Mãe. Para ela, é essencial colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente, depois na criança

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