5 bebidas saudáveis para o lanche das crianças


Natália Folloni
por: Natália Folloni

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Sucos industrializados podem conter tanto açúcar quanto refrigerante, sabia? (foto: 123RF)

Recentemente, as gigantes Ambev, Coca-Cola Brasil e PepsiCo Brasil anunciaram que não irão mais vender refrigerantes e bebidas gaseificadas em escolas para crianças de até 12 anos. Vale comemorar a notícia, considerando-se que as bebidas contribuem para o crescimento da obesidade infantil. No entanto, o suco industrializado pode conter a mesma quantidade de açúcar que o refri, sabia? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de açúcares deve ser de, no máximo, quatro colheres de sopa por dia, sendo que um copo de 200 ml de suco industrializado equivale a metade dessa recomendação. O que colocar na lancheira ou comprar na cantina, então? A nutricionista materno infantil Karine Durães dá cinco opções, confira!

1- Suco natural

Uma maneira fácil de ter suco natural ao longo da semana inteira é congelar a bebida logo depois de extrai-la da fruta. Você pode fazer suco de melancia, por exemplo, colocá-lo em garrafinhas descartáveis pequenas e, em seguida, pôr todas as garrafinhas no congelador. No meio da semana, é só retirar do congelador na véspera e guardá-lo na geladeira até a hora de ir para a escola. Essa dica não funciona com todas as frutas, já que algumas “azedam”, como a laranja, por exemplo. Mas cai bem com quase todas as demais, como manga, morango, um mix das duas, acerola, melancia e melão.

2- Iogurte 

Os iogurtes têm muitos benefícios para as crianças por conterem probióticos e cálcio. Você pode optar por fazer uma versão com fruta e iogurte natural em casa também! É só bater a bebida no liquidificador com sua fruta preferida e depois congelar, da mesma forma que o suco de frutas. Mas como a bebida é derivada de leite, corre risco de estragar mais fácil, então, deve ser armazenada em uma lancheira térmica ou, quando possível, na geladeira da escola.

3- Água de coco

Pode ser comprada industrializada ou fresca (muitos supermercados vendem garrafinhas de água de coco natural), e depois colocada na geladeira ou no congelador.

4- Água aromatizada

Vale a pena adaptar o paladar dos pequenos para beber água de várias maneiras, incluindo dessa forma! Para aumentar o interesse do seu filho, em casa, misture a água a fatias de frutas, como de laranja, de pera ou de maçã em uma garrafa transparente. Reserve por alguns minutos para o suco da fruta se dissolver na água e, então, sirva geladinha. Fica super saboroso! E, aos poucos, a mistura pode ser acrescentada ao lanche da escola também.

5- Chá

Você pode misturar um mate fraquinho (mais diluído) com suco de pêssego ou maçã, por exemplo. Outra opção é fazer chá de ervas puro, como de camomila, erva-doce e melissa, e deixá-los geladinhos. Fica doce e levinho.

  • Natália Folloni

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