O primeiro corte de cabelo


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe
O primeiro corte (foto: divulgação) Escolher um espaço próprio para os pequenos, com elementos lúdicos, ajuda a fazer com que o primeiro corte seja motivo de alegria e não de choro (foto: divulgação)

 

O primeiro corte de cabelo do bebê é geralmente acompanhado de apreensão por parte dos pais que não sabem como o pequeno irá se comportar neste momento. “Pode haver choradeira e resistência, mas pode ser também muito divertido, com direito a mechinha de cabelo para guardar de lembrança”, fala Juliana Monteiro, proprietária e idealizadora da redes de salões de beleza infantil GlitzMania.

Segundo a expert, o profissional deve estar bem-preparado para receber a criança de forma carinhosa e cuidadosa, e o espaço escolhido deve ser próprio para os pequenos, de preferência com elementos lúdicos e brinquedos que irão prender a atenção da criança e fazer com que a experiência seja prazerosa.

A seguir, Juliana responde  às principais duvidas das mães e pais em relação a esse assunto:

Normalmente, quando é realizado o primeiro corte de cabelo do bebê?

Não existe uma idade certa para o primeiro corte de cabelo do bebê. Depende muito da criança e da quantidade de cabelo. Normalmente, o primeiro corte é feito próximo a um ano de vida, quando o cabelinho começa a crescer de forma irregular. O corte fortalece o cabelo e faz com que o crescimento aconteça de forma mais homogênea.

De quanto em quanto tempo deve ser feito o corte de cabelo do bebê?

O  ideal é fazer o corte de três em três meses para poder estruturar e fortalecer o cabelo, além de preparar o cabelo para o corte desejado. Por exemplo, para as meninas de cabelo liso, o corte Chanel costuma ser um dos mais desejados.

Como tornar o primeiro corte um momento agradável para os pais e para as crianças?

O primeiro corte de cabelo pode ser uma experiência inesquecível e divertida para o bebê e sua família. Para isso, e muito importante que esse momento aconteça em um ambiente preparado para atender os pequeninos com muito carinho e dedicação.

Que cuidados os pais devem ter com o cabelo do bebê? Que produtos usar?

Os pais devem cuidar do cabelo dos bebês com produtos próprios, de boa qualidade e de preferência neutros, para evitar o risco de reações alérgicas. Além disso, manter o corte do cabelo também mostra um cuidado especial.

Ha algum problema em lavar o cabelo diariamente?

Não existem contraindicações para a lavagem diária do cabelo do bebê, principalmente quando eles transpiram muito na cabeça. Porém, o mais recomendável é lavar em dias alternados para garantir a proteção do couro cabeludo das crianças pequenas. Se for utilizar secador, tomar cuidado com a temperatura. Se for muito alta, pode queimar ou irritar o couro cabeludo da criança.

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)