Por que seu filho não dorme a noite toda?


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães

Ter um ritual noturno que acalme a criança e um ambiente adequado ao sono podem contribuir significativamente para uma noite de sono de qualidade (foto: 123TRF) 
 
Um dos grandes desafios para muitas mães e pais é fazer o filho dormir a noite inteira. Quando temos um bebê em casa, o turno da madrugada faz parte. Mas…. e quando a criança continua com dificuldade de dormir por mais tempo? O que fazer? A gente sabe que, além de gerar preocupação, isso causa um desequilíbrio na dinâmica da família, porque ninguém descansa direito, o que prejudica a disposição, traz stress, mal humor. O jeito é correr atrás de resolver a questão quanto antes. Para ajudar você a entender o que pode estar acontecendo de errado, conversamos com a especialista no assunto, a consultora do sono Paula Dias:
 
It Mãe: A partir de que idade espera-se que os bebês comecem a dormir a noite toda? 
Paula Dias: Não há uma idade certa para isso. Cada bebê tem uma necessidade diferente e assim, pode responder às questões de sono de formas diferentes. É preciso respeitar a individualidade e necessidades fisiológicas de cada criança. 
 
It Mãe: Quais são os erros mais comuns que pais e cuidadores cometem que fazem com que a criança não consiga dormir a noite inteira? 
Paula Dias: O sono de qualidade depende de uma série de fatores que devem estar alinhados. Por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente. De forma geral, não ter uma boa rotina durante todo o dia com alimentação/amamentação insuficiente, pouco ou excesso de estímulos, além de não ter um bom ritual noturno e um ambiente adequado ao sono podem contribuir significativamente para uma noite de sono agitada. 
 
It Mãe: Deixar a criança dormir na cama dos pais é mesmo um erro? 
Paula Dias: A cama compartilhada divide muitas opiniões. O mais importante é que os pais sejam orientados sobre riscos e benefícios para que então possam tomar uma decisão, que deve ser respeitada. Entretanto, a Associação Americana de Pediatria não indica a cama compartilhada por questões de segurança, recomendando o quarto compartilhado para bebês até os 6 meses de vida. 
 
It Mãe: Se a criança é colocada no berço e começa a chorar, qual é a melhor atitude? 
Paula Dias: O choro é uma dúvida muito comum dos pais. Prezo muito pelo respeito às necessidades do bebê e o acolhimento. Por isso, não oriento deixar o bebê chorando sem assistência. Durante o processo de mudança de rotina de uma consultoria do sono é comum que o bebê chore, pois estamos mudando os hábitos dele, e essa é a única forma que ele tem de se comunicar. Porém, sempre que isso acontecer os pais devem acolher o bebê e acalmar o choro. A melhor atitude é sempre acolher a criança, acalmá-la com colo, carinho e bastante calma. 
 
It Mãe: O que fazer quando a criança já não é mais um bebê não consegue dormir a noite toda? 
Paula Dias: O primeiro passo é entender o que está levando aos despertares noturnos para, então, traçar estratégias para diminuí-los. Por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente e trabalhado de maneira específica para aquela criança e sua família. No caso de crianças maiores, além dos maus hábitos de sono, rotina e estímulos inadequados, há também a questão do medo, que muitas vezes pode estar presente, precisando também ser trabalhado. 
 
It Mãe: Quais são os hábitos que os pais devem ter para que durma bem à noite? 
Paula Dias: Ter uma boa rotina durante todo o dia; respeitar os sinais de sono do bebê; oferecer um ambiente adequado ao sono, tanto nas sonecas quanto no sono noturno; oferecer estímulos adequados à idade e ao desenvolvimento do bebê; garantir uma ingesta calórica suficiente; criar um ritual noturno do sono, seguindo-o diariamente. Entretanto, vale destacar que uma noite de sono de qualidade não significa necessariamente dormir a noite inteira, pois é muito comum que crianças acordem na madrugada devido à necessidade de alimentação. Alguns bebês conseguirão dormir a noite toda naturalmente e outros ainda precisarão acordar para mamar, e tudo bem!  
 
 
  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Data da postagem: 3 de dezembro de 2018

Tags: , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)