Seleção top de livros infantis para o tablet


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

Adivinhe quem é que mais usa em casa o iPad aqui em casa? O Fe, de 2 anos. Se a gente bobeia, ele vai lá, pega quietinho e já entra (onde?onde?) no Angry Birds e fica numa concentração absurda. “Mamãe, fiz recorde”, ele fala. E justo agora que o pequeno está nessa fase toda tecnológica (coincidências da vida???), chegou em minhas mãos (ou melhor, no meu e-mail) um novíssimo livro infantil digital: Karen, a Velha Tartaruga do Pedro. Amei, baixei no iPad e as crianças amaram também (porque quiseram assistir uma, duas, três vezes seguidas). A história inédita, criada por Filomena, psudônimo da jornalista, escritora e também editora de livros Isabel Malzoni, é uma das primeiras produções nacionais feita exclusivamente para tablet (também pode ser baixada no Android). Fala da amizade de uma tartaruga ranzinza e um menino. A narração é feita pela voz rouquinha da tartaruga e as crianças podem ouvir a risada do Pedro e até fazer uma árvore crescer quando tocam na tela. Custa 1,99 dólares.

 

Fiquei empolgada com a ideia de baixar mais e mais livros para meus pequenos e a própria Isabel, que é apaixonada por literatura infantil, me indicou estes:

O Livro Ouriço É em português de Portugal e tem três histórias bem interativas. A ideia é que a criança vá descobrindo sozinha como deve avançar. Custa 1,99 dólares.

O A Cigarra e a Formiga é para crianças bem novinhas e para ser lido pelos pais. Apesar de ser uma história clássica, vale pelas ilustrações e principalmente pela sonoplastia, que é uma graça. É uma produção brasileira. Custa 1,99 dólares.

 

Frankie for Kids é o livro brasileiro mais sofisticado. É para crianças mais velhas (acima de 9 anos). As animações e ilustrações são demais. Custa 2,99 dólares.

Como se não bastasse, esta semana também tive a sorte de conhecer e trocar figurinhas por e-mail com uma super especialista em apps para os pequenos, a Maria Claudia Brigido, criadora do blog iPad Família, em que ela indica nada menos do que há de melhor  para crianças no iPad. O blog é lindo, fácil de navegar e, o mais importante, recheado de apps bacanas (leia-se educativos, inteligentes, bem feitos etc) divididos por faixa etária. Maria Claudia também me indicou mais três livros – e jurou que volta aqui para indicar mais apps!

Na opinião dela, um bem bacana é a versão digital do livro Quem Soltou o Pum?, da Cia das Letrinhas, escrito por Blandina Franco e José Carlos Lollo. Único finalista brasileiro do prêmio de aplicativos para crianças BolognaRagazzi Digital Award 2012. A história é mais simplificada do que no impresso, mas as trapalhadas do cachorrinho Pum são bem interativas e divertidas. Custa 8,99 dólares.

 

 

Maria Claudia também acha legal o trabalho da Mariana Massarani, pela Manati, que reconta clássicas histórias infantis. “É simples mas muito bem feito, com atividades ligadas às narrativas”, diz. Valem a pena Os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho. Cada um custa 2,99 dólares.

 

 

E aqui as fotos do livro dos três porquinhos…

 

 

 

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)