Lanches saudáveis e práticos para levar na viagem


Natália Folloni
por: Natália Folloni

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Prefira as frutas que podem ser consumidas com casca (imagem: Freeimages)

“Mãe, tô com fome!” Cedo ou tarde, as crianças vão ter de fazer um lanche, seja no carro ou no avião. Mas em vez de oferecer qualquer coisa, como bolachas, salgadinhos e doces industrializados, que tal levar na bolsa comidinhas gostosas e fáceis de preparar? “Dá até mesmo para levar sucos, frutas e saladinhas (com macarrão, milho e frango desfiado, por exemplo), desde que acondicionados em uma bolsa térmica. Outro lanche bem prático para levar é ovo (descasque na hora de comer apenas) e milho cozidos”, sugere a nutricionista Karine Durães, especialista em crianças. A seguir, ela e a nutricionista Bruna Petrungaro, do Comer & Viver, dão mais opções.

COOKIE INTEGRAL
Ingredientes: Você vai precisar de 200g de aveia em flocos finos, 3 ovos, 2/3 xícara (chá) de açúcar mascavo, 1 colher (sobremesa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de farinha de aveia, 3 colheres (chá) de fermento em pó, 2 colheres (sopa) de essência de baunilha, 2 colheres (sopa) de chocolate ou cacau em pó, 1/2 xícara (chá) de gotinhas de chocolate ao leite ou amargo, ou picadinhos.

Modo de Preparo: Bata bem os ovos, a manteiga, o açúcar e a baunilha. Junte a aveia, a farinha e o fermento, e mexa até incorporar bastante. Junte o chocolate em pó e o chocolate e misture bem. Em seguida, deixe a massa descansar por uns 15 minutinhos, para a aveia hidratar. Com o tempo, a textura muda um pouco. Depois, faça bolinhas, achate com os dedos e asse em forma untada e enfarinhada, ou forrada com papel manteiga, por 20 minutos em fogo médio, ou até ficarem bem douradinhos.

MIX DE OLEAGINOSAS E FRUTAS SECAS
Rico em fibras, vitaminas, minerais e gordura boa. É uma opção prática, que dá energia e saciedade.

Ingredientes: Fica a seu critério. Você pode usar de 1/2 xícara (chá) de amêndoas, 1/2 xícara (chá) de nozes ou castanha caju, 1/2 xícara (chá) de castanha do Pará, 1 xícara (chá) de uva preta, 1 xícara (chá) de damasco seco e 1 xícara (chá) de ameixa preta seca sem caroço.

Modo de Preparo: Misture tudo e coloque em um pote hermeticamente fechado. Acrescente 1 pitadinha de sal e depois agite.

PÃO DE QUEIJO INTEGRAL
A uma receita caseira de pão de queijo com baixo teor de gordura, sódio e fonte de fibras.

Ingredientes: Você vai precisar de 500 g de polvilho azedo, 1/2 kg de batatas inglesas já cozidas e amassadas, 2 colheres de (chá) cheia de sal marinho, 150 ml de azeite, 150 ml de água, 3 colheres (sopa) de sementes (chia ou linhaça).

Modo de Preparo: Num recipiente, misture o polvilho e o sal. Acrescente o azeite e misture até ficar uma farofa homogênea. Adicione a batata amassada e misture novamente. Agregue o polvilho à batata e coloque a água aos poucos, amassando com as mãos, até ficar uma massa homogênea. Molde as unidades no tamanho desejado. Pré-aqueça o forno por 10 minutos à temperatura de 180°C. Não há necessidade de untar a forma. Leve os pãezinhos ao forno e aguarde até dourar. Se você quiser, pode adicionar à massa ervas (orégano ou alecrim), queijo parmesão, muçarela de búfala ou queijo minas.

ESPETINHO COM QUEIJO, TOMATE E PÃO EM CUBINHOS
É uma opção leve, de baixa caloria e completa de lanchinho, já que tem uma opção de carboidrato (pão), uma de proteína (queijo) e também vitaminas e minerais (tomatinho). Isso sem falar que o espetinho fica colorido e bem atrativo para as crianças.

Ingredientes: 2 a 3 fatias de pão de forma integral, tomatinhos cereja, queijo branco, palito de churrasco.

Modo de Preparo: Torre os pães na forma ou em uma torradeira. Corte os pães em cubinhos. Não se esqueça de higienizar os tomates! Corte o queijo branco em cubinhos e coloque-os em potinhos. Pode temperar os cubinhos com um fiozinho de azeite, orégano e sal. Em seguida, espete o tomate cereja, o pão torrado em cubinho e o queijo branco e vá intercalando. Quando terminar, corte a pontinha do palito do churrasco para não machucar as crianças.

FRUTAS
Prefira as que podem ser consumidas com casca ou descascadas na hora, como banana, uva, morango, maçã, pera etc. Lave bem e armazene em um recipiente de plástico para não amassar.

BEBIDAS
Além de água mineral, claro, você pode incluir (na própria garrafinha térmica da escola) água de coco ou suco de fruta natural. Melancia, acerola e melão, por exemplo, não azedam. Uma dica é congelar os sucos em formas de gelo na véspera e, na hora de sair, colocar os cubos na garrafa. Até a hora de beber já estará derretido e, o que é melhor, geladinho! A água também pode ser congelada diretamente na garrafa plástica e, assim, ser usada para manter a temperatura na bolsa térmica.

  • Natália Folloni

    Nossa repórter adora crianças e acredita que uma mulher pode ser a melhor mãe do mundo sem abrir mão de sentir-se linda e realizada

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