Como e por que contar histórias para o seu filho


Natália Folloni
por: Natália Folloni

Imagens criança lendo

(imagem: Freeimages)

Toda criança se sente reconfortada com uma boa história contada por quem ela ama. Não só antes da hora de dormir, mas em qualquer outra ocasião, contar histórias estimula a criatividade e o bem-estar dos pequenos. A atriz e contadora de histórias Ana Luísa Lacombe, autora de Quanta História Numa História (Ed. É Realizações) e Pedalando, Pedalendo, Pedalindo (Ed. Rolimã), dá dicas para tornar esse momento de interação com os seus filhos ainda mais especial.

Conte histórias de pessoas queridas

Conte histórias da família, da sua infância e dos avós da criança. Isso faz faz com que a criança comece a perceber que ela faz parte de uma história que é maior do que a dela. Além disso, revela nossos valores e afetos, o que dá uma sensação de pertencimento ao seu filho.

Você pode contar histórias que ouvia quando criança

Sabe aquela história que você adorava na infância? Por que não contá-la para os seus filhos? Inventada ou não, ela pode instigar as emoções dos pequenos e torná-los adultos mais sensíveis.

A sua voz é melhor do que a de qualquer personagem

Não se preocupe em assumir vozes. Quanto mais espontâneo for, melhor. Você é a referência máxima dos seus filhos e eles vão adorar ouvir sua voz e receber atenção.

Estimule o hábito da leitura 

Frequente livrarias ou bibliotecas da sua cidade. Escolha um livro da prateleira e, se quiser, leia para as crianças ali mesmo. O hábito vai contribuir para que elas se tornem leitores desde a infância. Se não tem ideia de que livro comprar ou emprestar, afinal as opções são inúmeras, busque recomendações em sites especializados como o Esconderijos do Tempo e a Revista Emília.

Escolha um momento adequado

Para as crianças prestarem atenção nas histórias, o ideal é um momento tranquilo. Por isso, dá tão certo na hora de dormir. Se estiverem entretidas em alguma brincadeira, talvez não queiram mudar de atividade. Crie oportunidades para esse momento de interação especial com os pequenos, vai valer a pena, garantimos!

  • Natália Folloni

    Nossa repórter adora crianças e acredita que uma mulher pode ser a melhor mãe do mundo sem abrir mão de sentir-se linda e realizada

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)