5 brincadeiras para entreter as crianças na viagem de carro


Isabel Malzoni
por: Isabel Malzoni

familia_viagem_carro

Para entreter as crianças, que tal todo mundo inventar histórias ao longo do caminho? (Foto: 123RF)

Vai pegar a estrada no feriado? Boa viagem! Para que a viagem seja tranquila, mesmo com crianças no carro, lance mão desta seleção de brincadeiras que combinam com esse tipo de transporte — e são uma mão na roda até no trânsito. Que tablet, que nada!

Carro amarelo

Este jogo é um clássico e todo mundo pode participar. A ideia é que cada um escolha uma cor (ou um modelo de carro). Ganha quem ver o maior número de carros daquele tipo.

Família DJ

A musicista Giovanna Puerto Carlin contou certa vez que faz uma brincadeira musical que entretém toda família. Pensando em apresentar novos repertórios pra filha, ela propõe que todo mundo no carro escolha uma música, um por vez. Primeiro o pai, depois a mãe e então a filha. E depois repete. É ou não é uma ótima maneira de passar o tempo durante a viagem? Melhor só se todo mundo cantar junto.

Era uma vez

Se uma história por si só já diverte, imagine uma história contada pela família toda. Pois é, essa brincadeira das antigas continua sendo uma boa pedida para passar o tempo durante as viagens, e é simples de fazer. Escolha um objeto qualquer, que vai passar de mão em mão. Quem estiver com o objeto na mão deve começar a história citando algo que esteja vendo na paisagem. “Era uma vez um carro”, por exemplo. A próxima pessoa a pegar o objeto dá continuidade incluindo outra coisa que tenha visto. “Era uma vez um carro que queria ser uma árvore”. E assim vai, até encontrar um final engraçado.

Janelas decoradas

Quão longe é o seu destino? Situações que exigem a distração de crianças maiores por tempos prolongados pedem medidas excepcionais. É como eu chamaria essa sugestão que encontrei neste site estrangeiro: prover aquelas canetas de quadro branco para que elas desenhem nas janelas, e luvas de tecido para apagar. Mas certifique-se de que está levando canelas laváveis, e não aqueles marcadores permanentes.

Carteira recheada

No site Tempo Junto tem uma sugestão simples que promete deixar os pequenos intrigados por um tempão: montar uma carteira “fake”, com documentos e cartões vencidos, fotos e o que mais couber em cada um dos compartimentos, e deixar que explorem. Arrisco dizer que o resultado será melhor ainda se o seu filho acreditar que “achou” a carteira sozinho.

  • Isabel Malzoni

    É jornalista e sócia da Editora Caixote, que publica livros infantis interativos, como Pequenos Grandes Contos de Verdade, finalista do Prêmio Jabuti. Mãe de Diego, divide-se entre os cuidados com o bebê, descobertas culinárias e muitos, muitos textos Isabel Malzoni é

Data da postagem: 25 de maio de 2016

Tags: , , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)