Como montar uma rotina para seu filho


Li Saito
por: Li Saito
Criadora do programa Desenvolver Brincando, que ajuda a formar as crianças de hoje para serem adultos mais resilientes, criativos e sociais

Todos ganham com a rotina: bebês e crianças se sentem mais seguros se e pais conseguem organizar melhor o dia-a-dia (foto: arquivo)

 

Todos dizem que rotina é importante para a criança, mas você sabe por quê?

O tempo é algo complexo para o entendimento da criança e é por meio da rotina que ela aprende a dominar o tempo, mesmo sem entender o que é.

Quando a criança segue uma rotina, isso lhe traz mais previsibilidade de como seu dia está organizado o que a deixa mais segura. Isso significa que através do hábito a criança sabe que quando acabar o café da manhã irá para a escola e que, ao final da aula, a mãe irá buscar e assim por diante.

Já para a família, a rotina também é importante, porque, uma vez organizado o dia da criança, fica mais fácil estabelecer a rotina da casa como um todo e se preparar para o dia que irá começar.

O ponto que ressalto como mais importante, até mesmo no momento de iniciar a elaboração da rotina, é entender que o brincar não é algo que será alocado nela. Pelo contrário: todas as outras “tarefas” serão alocadas no brincar. Isso porque desde o momento em que a criança acorda ela está brincando, vivendo experiências, testando hipóteses (mesmo que silenciosas) e encontrando respostas. Então, mesmo que você reserve um momento da rotina do dia para brincadeiras direcionadas é importante ter este conceito em mente: a brincadeira está em tudo, ok?

Quando você for montar uma rotina, inicie pelos horários dos hábitos já estabelecidos da criança, como sono, alimentação, escola/atividades extras e higiene. Se o seu filho ainda é bebê e ainda não vai à escola, faça o mesmo, apenas não incluído o item “escola”.Faça uma lista de horários para uma semana, pois ela tende a se repetir nas semanas seguintes.

Depois de anotar a rotina atual, estude-a. Repare nas janelas que apareceram e adicione horários com brincadeiras dirigidas (brincadeiras que têm como objetivo desenvolver e estimular as habilidades que a criança está adquirindo a cada faixa etária). Quais são elas? Leitura, musicalização, contato com a natureza e ócio/brincar livre.

Para os mais velhos vale a pena inserir na rotina o horário de uso de eletrônicos, pois assim você estabelece um direcionamento para que não passe mais tempo em contato com televisão, tablet e celular além do que foi determinado. Também inclua um horário ajudar nas tarefas da casa para trazer pertencimento, senso de responsabilidade e conviver em comunidade. No caso dos mais velhos, você pode montar com eles a rotina, dando voz para que participem, palpitem e tomem decisões para ajudar a organizar os horários de cada tarefa.

Espero que a rotina traga resultados positivos na sua casa! 

Até a próxima,

Li Saito

Fundadora do Desenvolver Brincando
Me siga no Instagram: @_desenvolverbrincando

  • Li Saito

    Especialista em apoiar famílias, é criadora do programa Desenvolver Brincando, que ajuda a formar as crianças de hoje para serem adultos mais resilientes, criativos e sociais além de tornar a infância mais feliz e lúdica.

Data da postagem: 26 de junho de 2018

Tags: , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)