Alimentação infantil: 5 brincadeiras para ampliar o paladar das crianças

Food art, carimbo de batata, colar de macarrão... ideias de nutricionista para aproximar seu filho dos alimentos e incentivá-lo a comer de tudo


Camila e Gabriela Kirmayr
por: Camila e Gabriela Kirmayr
Gabi é nutricionista infantil e Cami é comunicóloga. Elas são sócias da consultoria de nutrição infantil Coisa de Nutri

 

Fazer carimbos de batata é um das propostas que divertem a aproximam as crianças dos alimentos (foto: 123TRF)

Olá It Mães!

Nesse post, vamos dar algumas ideias para aproximar a criançada dos alimentos, de uma forma um pouco diferente que o preparo de receitas! São brincadeiras simples (e divertidas) com os alimentos. Você aproveita para apresentar alimentos novos e também aqueles rejeitados.

Vamos lá:

1- Carimbo de Batata

Pode até usar a batata doce que é mais diferente! Tem dois jeitos de preparar a batata. 1 – Fazer o desenho na base da batata cortada ao meio, com uma faquinha mesmo. 2 – Usar aquelas forminhas/cortadores de metal que tem desenhos super fofos! Para aplicar no papel, pode usar tinta de carimbo, ou tintas infantis mais coloridas. Olha esse que fofo:

 

2- Colar de macarrão

Essa brincadeira é bem tradicional, mas um jeito ótimo de interagir a criançada e deixar a criatividade e coordenação rolarem soltas. O ideal é aproveitar e comprar as massas já coloridas (penne de espinafre, beterraba, cenoura) para montar colares e pulseiras bem coloridos. Depois proponha um desfile entre as crianças, tire fotos. E no final, um belíssimo macarrão colorido e integral será servido para comemorar!

3- Corrida equilibrando o tomate na colher

Aqui o que vale é o equilíbrio e agilidade!!! Vamos botar essa garotada para correr equilibrando o tomate na colher. Vale correr em volta da mesa, ou se tiver espaço, faça as limitações no próprio chão. É bem divertido! Trocamos a batata pelo tomate, mas pode ser qualquer alimento oval. Menos o ovo – a não ser que já esteja cozido – hehehe!

4- Desenho nos alimentos

Já viram as canetinhas comestíveis? Pois então, elas servem para dar vida aos alimentos. Que tal pegar um alimento que seu filho não tenha tanta “amizade” e criar uma história divertida fazendo carinhas e bracinhos nos alimentos?

 

5- Food Art nos pratinhos de alimento

Aproveite o tempo “mais livre as crianças”, para montar carinhas fofas nos pratos de refeição. Não precisa de nada muito complicado. Bastam algumas ervilhas, palitos de cenoura, vagem e um pouquinho de criatividade. Essa atividade é um bom momento para incluir alimentos novos, como por exemplo brócolis e/ou molhinho de tomate. Abaixo, três ideias simples e bem legais:

 

1 – A árvore mágica – feita com panqueca, brócolis imitando os galhos e o molho vermelho como se fosse o chão 😊

2 – O carrinho veloz – quibe em quadradinho, cenouras em rodelas para as rodas, palitinhos de vagem no acabamento e arroz integral com brócolis.

3 – A menina dos cachinhos de ouro – feita com hamburguinho de frango ou carne caseiro, fusilli integral e molho de tomate. Para o acabamento as cenourinhas e ervilha.

E hoje segue uma receitinha do hamburguer caseiro, tão fácil e gostoso. Pode preparar alguns e congelar.

 

E boa sorte nas férias, aproveite para curtir um monte!

Beijos

Cami e Gabi

 

  • Camila e Gabriela Kirmayr

    Camila é publicitária, certificada em disciplina positiva e mãe do Frederico, de 3 anos. Gabriela é nutricionista infantil e mãe da Júlia, 12 anos, e da Lara 14. As duas são sócias da consultoria de nutrição infantil Coisa de Nutri

Data da postagem: 25 de julho de 2019

Tags: , , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)