Você vive procurando suas coisas?


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante
(foto: Home Organizer) Seria muito fácil achar aos ingredientes para o bolo da minha amiga se ela tivesse um lugar fixo para cada coisa (foto: Home Organizer)

 

Tempos  atrás, uma amiga grávida estava louca para comer um bolo que gosto bastante de fazer em casa. Exigente que estava do alto de sua gravidez de 8 meses, queria que eu preparasse o bolo na casa dela. Eu, que adoro cozinhar, mas adoro ainda mais cozinhar na minha própria cozinha, não tive como negar. Afinal, amiga é para essas coisas… Passei a lista de ingredientes e lá fui eu!

Resumindo: depois do bolo pronto a reunião foi deliciosa, mas a preparação foi quase um caos. Por quê? Descobri que minha amiga é o que costumo chamar de uma “procuradora de coisas”. Isso mesmo! Ela guarda os objetos cada vez num lugar diferente e tem de procurar tudo, sempre e todos os dias…

Por causa disso, praticamente todos os ingredientes e utensílios que eu precisava para preparar o bolo estavam… Vamos dizer….em qualquer lugar. Tudo o que não tem lugar fixo, pode estar aqui, ali ou acolá! No final, gastamos muito mais tempo para preparar o bolo do que seria necessário se ela já tivesse separado os ingredientes ou, ao menos, se soubesse onde eles estavam.

O ápice do processo foi quando pedi a canela, ao que ela respondeu: “Tenho certeza de que comprei, está na despensa”. Quando abri a despensa, a canela realmente estava lá, mas só descobri isso depois de uns 10  minutos procurando o saquinho de canela em meio a sacos de pipoca, farinha de trigo e temperos e mais temperos.

Por que nos acostumamos a procurar as coisas na nossa própria casa, mesmo gastando tanto tempo para isso? Por puro hábito. O cérebro se acostuma a “dar voltas” para localizar os objetos e vamos nos acostumando. Minha amiga, por exemplo, me disse mais tarde que está tão acostumada a cozinhar procurando as coisas que nem havia percebido quanto tempo perde. E ela perde muito tempo, todos os dias. Mas acostumou-se…

Como deixar de ser um procurador? Definindo um lugar fixo para objeto da casa, desde roupas e sapatos até onde colocar as chaves do carro ao entrar em casa. Sabendo onde estão suas coisas você passará a ser um “achador de coisas”.

Um beijo grande,

Ingrid Lisboa

Instagram: @ingridlisboa.ho

Quer saber mais sobre casa prática e organizada? Conheça o Curso de Organização de Residências criado por Ingrid Lisboa na Home Organizer e aprenda tudo sobre descarte e organização da casa toda!

logo home organizer

 

 

 

 

 

 

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Data da postagem: 23 de abril de 2015

Tags: , , , , , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)