Dividir tarefas domésticas melhora a vida sexual, diz pesquisa


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante
(foto: freeimages) (foto: freeimages)

 

Isso mesmo! É o que diz uma pesquisa recente da Universidade de Alberta, no Canadá, que acompanhou a vida doméstica de 1.388 casais alemães – o que já foi comprovado, aliás, em pesquisas anteriores. O objetivo do estudo era  descobrir se a quantidade de trabalho doméstico feito pelo marido interferia na frequência sexual do casal. E fiquei feliz ao saber que os resultados foram similares aos que atesto na prática com minhas alunas dos cursos de Curso de Gestão e Administração Doméstica.

Nas famílias em que os maridos assumem uma boa quantidade dos cuidados com a casa e consideram tal divisão justa, eles e as respectivas mulheres estavam mais satisfeitos com a quantidade e a qualidade do sexo, segundo a pesquisa. Trocando em miúdos: quanto mais o homem participa dos afazeres domésticos, mais o entrosamento do casal aumenta, e isso inclui o campo sexual. Sei que parece óbvio explicar o porquê, mas só para não deixar dúvidas: mulheres cansadas, obviamente, terão menos disposição para o sexo.

No Brasil, a divisão do trabalho doméstico é uma questão de grande importância na vida dos casais, especialmente por ser bastante desequilibrada, como mostram as estatísticas. De acordo com dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio), ainda é das mulheres a responsabilidade por cuidar da casa na maioria dos lares brasileiros. Dedicamos nada menos que 23,9 horas semanais ao lar, em média, ao passo que eles investem cerca de 9,7 horas por semana. E isso porque estes números são médias.  Precisamos considerar que, entre o homem que investe 11 horas do seu tempo à casa, há o que investe 3 horas ou nenhuma… Pois, sim, ainda existem lares em que os homens têm zero participação!

É claro que, conforme explicou o professor Matt Johnson, coordenador da pesquisa, “em todo relacionamento, a quantidade de trabalho doméstico significa algo diferente, de acordo com as expectativas de cada um em relação a quais deveriam ser as responsabilidades do parceiro”. No entanto, o mundo mudou, e a dinâmica de nossas casas tem de evoluir também. Seja para ficar poucas ou muitas horas, os homens precisam entrar no universo do lar efetivamente.

Um beijo!

PS. Para mais dicas sobre organização, me siga também no Instagram Ingrid Lisboa.

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Data da postagem: 10 de novembro de 2015

Tags: , , , , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)