Como organizar o cantinho do seu pet


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante

(foto: Free Images)

Ele acaba sendo um membro da casa. E precisa de um espaço especial e bem organizado (foto: Free Images)

 

Semanas atrás, durante a organização na casa de uma cliente, passamos quase o dia todo organizando o cantinho de dois cachorros que ela acabara de adotar. Ao final, a mãe de primeira viagem suspirou: “Nossa, quantos detalhes!”. Repito aqui o que respondi a ela: Sim! Organizar este espaço envolve muitos detalhes, mas vale a pena. Afinal, visto que em poucas semanas eles já terão conquistado totalmente o coração dela – e irremediavelmente, como fazem os pets – vale mesmo preparar um cantinho especial para eles.

Se você está às voltas com a chegada de um pet em casa, ou se já não agüenta mais ver bichinho espalhado pela casa toda, preparamos dicas especiais para te ajudar.

1)    Antes de qualquer coisa, segurança! A primeira providência a tomar, quando se decide ter um animal de estimação, é preparar um lar seguro para eles. Aqui vale desde instalar telas de proteção nas janelas até repensar na localização de vasos de planta, pois alguns filhotes mais curiosos podem tentar se alimentar ali mesmo, o que acaba resultando em muitos casos de intoxicação. Além da segurança em casa, você vai precisar de algum acessório que permita ao animal ser transportado no carro. O modelo vai depender do porte do bichinho, mas qualquer que seja, ele é indispensável!

2)    Providenciar alimentação, brinquedos e acessórios de bem-estar. Você vai precisar de, pelo menos: ração (de acordo com idade e porte do animal), coleira, guia (para passear), cama, brinquedos, comedouro, bebedouro e itens de higiene (inclusive caixa de areia para gatos ou tapete higiênico para cachorros). Neste frio, pode ser necessária alguma roupa também. Neste item, quero acrescentar um detalhe sobre a cama: escolha preferencialmente um modelo que possa ser lavado a máquina, para evitar idas e vindas da lavanderia.

3)    Especialmente se o animal for adotado, providencie uma consulta com um veterinário de confiança (e com o qual você tenha empatia) para que ele avalie as condições do animal, dê as vacinas indicadas e também orientações gerais sobre o dia-a-dia com o bichinho. Afinal, a rotina com um animal não vai mudar tanto quanto com a chegada de um bebê, mas existem alterações pontuais para as quais você vai precisar de preparar.

4)    No quesito Organização e Limpeza, você vai precisar de:

  • pote (preferencialmente hermético) com tampa para organizar comida. Compre mais de um pote se oferecer mais de um tipo de alimento.
  • Cesto para armazenar tapete higiênico
  • Cesto para os brinquedos
  • 1 aspirador de pó (já existem no mercado os aspiradores especiais para quem tem animais com pelo)
  • Panos de limpeza de cores diferentes (para não misturar com os panos de limpar a cozinha, por exemplo)
  • Desinfetante e Álcool gel (para higienização diária do ambiente, das mãos e superfícies)

 

Depois, é só curtir as alegrias da chegada do seu pet!

Um beijo,

Ingrid

Instagram: @ingridlisboa.ho

logo home organizer

 

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Data da postagem: 4 de setembro de 2015

Tags: , , , , , , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)