Como montar um cantinho de brinquedos


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante

Estes são os tamanhos ideais de caixas para guardar brinquedos (foto: Ingrid Lisboa)

Semana passada, me fizeram uma perguntinha básica de mãe: “Como organizar os brinquedos das crianças se eu não tenho brinquedoteca?” Fácil, fácil: você precisa apenas de um cantinho de brinquedos! Vamos às ideias!

Primeiramente, sugiro que esse cantinho não seja na sala, porque daí parece que a casa nunca fica organizada. Escolha um local como o próprio quarto da criança ou a varanda, por exemplo, ou até mesmo um espaço no home office do casal.

Escolhido o local, providencie: uma mesinha com cadeiras para atividades como pintura e desenhos mais um móvel para colocar livros e algumas caixas organizadoras pequenas e médias. As fotos neste post mostram ideias simples de móvel e caixas daquelas que você encontra facilmente até sem supermercados.

Não é preciso deixar muitos brinquedos neste cantinho. Vá revezando quinzenalmente o material para que seu filho realmente brinque com o que ele tem. E, por favor, descarte hoje mesmo aquelas caixas grandes e fechadas de brinquedos ou o famigerado baú. Eles apenas encaixotam bagunça. Afinal, como a quantidade de brinquedos armazenados é enorme, as crianças brincam apenas com o que fica por cima. Sim, eu sei que quando chegam visitantes você coloca tudo dentro do baú e a sensação de alívio da bagunça é incrível, mas o melhor é mesmo organizar!

E lembre-se: ensine seu filho a brincar de organizar, ajudando-o a devolver os brinquedos no local de origem. Aqui em casa funciona e tenho certeza de que você vai conseguir aí também.

Boa organização!

Ingrid Lisboa

www.organizacaodearmarios.com.br

PS: No dia 11 de agosto, em São Paulo, vou dar um curso de organização da casa. Se quiser aprender mais sobre organização de geladeira, cozinha, armários… venha participar! Se quiser mais informações, mande um e-mail para cursodeorganizacao@uol.com.br ou ligue para tel. (11) 9986-3320.

Livros e cestos impecáveis. Será uma miragem? (foto: Ingrid Lisboa)

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)