Dicas para limpar brinquedos

Você vai aprender como limpar bonecas - até tirar riscos de caneta! - e também como deixar os bichos de pelúcia longe dos ácaros com a nossa colunista expert em dicas domésticas Flávia Ferrari


Flávia Ferrari
por: Flávia Ferrari
Home expert, criadora do canal no You Tube A Dica do Dia, palestrante e autora do livro “A dica do dia: Soluções práticas para facilitar sua vida”
como lavar brinquedos

 

 

como lavar brinquedos

(Foto: Shitota Yuri / Unsplash)

Quantas vezes você já parou para limpar os brinquedos dos seus filhos? Pois é, essa talvez não seja uma tarefa recorrente, mas com certeza ela é necessária. Para saber mais, confira minhas dicas:

Como limpar bonecas?

A limpeza de bonecas, mesmo aquelas que sofreram riscos de canetas, é possível. Para a fazer a limpeza daquelas que ficaram encardidas com o tempo, use um creme de limpeza que é uma mistura de bicarbonato de sódio com água morna.

Não há uma quantidade específica, misture o bicarbonato de sódio com a água morna de acordo com o brinquedo que você quer limpar. Aplique na peça fazendo movimentos circulares e, depois, limpe com um pano macio umedecido com um pouquinho de água. Pronto! Você vai ver que ela fica nova.

Agora, se você perceber que a boneca está muito encardida ou riscada com caneta esferográfica, use pomada anti-acne. Sim, é o máximo! Passe uma camada generosa da pomada que tem como princípio ativo peróxido de benzoíla sobre os riscos e coloque a boneca no sol por três horas. É importante notar que o sol é um fator fundamental para que essa dica dê certo. Depois disso, é só limpar a boneca com um pano umedecido para que a brincadeira continue!

Como lavar bichos de pelúcia?

Muita gente gosta de bichos de pelúcia… inclusive os ácaros! Os pelinhos acumulam muito pó e viram um habitat perfeito para a proliferação desses inimigos das alergias respiratórias. Mas conservá-los limpos é mais fácil do que parece: as lavagens devem ser feitas, no máximo, a cada seis meses. O tempo pode ser um pouco menor, tudo depende do estado do bicho de pelúcia e do uso dele. Você pode lavá-los tanto na máquina quando à mão. Mas, antes, é preciso conferir a etiqueta do fabricante, que dá todas as indicações.

Na máquina

Escolha um daqueles sacos para roupas delicadas – ou, se você não tiver em casa, o truque é colocar o bicho dentro de uma fronha e fechá-la bem. Escolha o ciclo suave da máquina, água fria e faça o ciclo completo, até a centrifugação. Depois, coloque o bicho para secar à sombra em uma superfície horizontal.

À mão

Na lavagem à mão, pegue uma bacia, coloque água e sabão e faça bastante espuma. Pegue a espuma, passe sobre o bicho e lave delicadamente, limpando toda a superfície dele sem apertar para não ficar deformado. Depois enxágüe bem e deixe secar à sombra também.

A dica de ouro para não deixar aquele cheirinho ruim no seu bicho de pelúcia é evitar lavá-lo em dias chuvosos ou muito úmidos, quando demora muito a secar.

O truque para acabar com os ácaros é simples: é só colocar o bicho no freezer. Ponha dentro de um saco, bem fechado, tire todo o ar e deixe morando por 24 horas dentro da sua geladeira. Ácaro nenhum vai sobrar, porque eles não vivem em baixas temperaturas!

Tudo o que você precisa saber sobre limpeza e organização da casa está neste e-book com 100 dicas práticas para colocar em dia hoje mesmo e ter mais tempo para ficar com os seus filhos!

 

 

  • Flávia Ferrari

    Flávia Ferrari é home expert, autora do livro “A dica do dia: Soluções práticas para facilitar sua vida” e palestrante. Formada em engenharia, é criadora do canal A Dica do Dia, que tem como objetivo descomplicar a vida em um clique trazendo dicas caseiras de decoração, limpeza, organização, truques para o cotidiano e muito mais. Ela é mãe da Bia e do Fifo, de 13 e 11 anos.

Data da postagem: 24 de setembro de 2019

Tags: , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)