Taco mexicano: jantar descomplicado de fim de semana


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Leve os ingredientes para mesa e deixe que cada um prepare seu taco (foto: Monique dos Anjos) Leve os ingredientes à mesa e deixe que cada um prepare seu taco (foto: Monique dos Anjos)

 

Pizza, misto quente, hot-dog, hambúrger… Essas eram as coisas que eu mais amava comer de sexta-feira à noite quando era pequena. Se você quisesse arruinar meu fim de semana, bastava aparecer com um prato de arroz, feijão e salada na minha frente. Esse era o dia em que meus pais, implicitamente, deveriam esquecer os bons hábitos alimentares e deixar que eu e minha irmã devorássemos todo tipo de “comida de criança”.

Por aqui, Victoria ainda está muito pequena para dizer o que gostaria de comer ou sequer diferenciar os dias da semana. Mesmo assim, acho que ela sente, muito mais pela nossa leveza, que sexta-feira é o dia de comer de forma improvisada, sem muitas regras nem arroz com feijão.

Para manter esse espírito de “libera geral”, vira e mexe fazemos um lanche diferente para entrar no clima do fim de semana. Dia desses, por exemplo, preparamos tacos com tirinhas de carne de porco bem suculentas e macias. Essa receita é bacana porque dá para levar todos os ingredientes à mesa e montar o lanche ali mesmo, do jeito que cada um preferir.

Experimente você também trocar a pizza por esse snack delicioso, prático e que ainda não deixa muita louça – porque enfrentar a pia nos dias mágicos do fim de semana ninguém merece, não é mesmo? E em tempos de falta de água, mais uma chance de economizar.

beijos,

Monique

Receita de tacos com tirinhas de carne de porco

Ingredientes

  • 1/2 kg de carne de porco cortado em cubos ou tiras
  • 1/2 litro de caldo de carne
  • 01 cebola picada
  • 01 dente de alho
  • 01 colher de azeite
  • 01 limão espremido
  • 01 pitada de noz moscada
  • Sal e pimenta a gosto
  • 10 disco de taco
  • Alface, tomate, cebola e pimentão
  • Queijo tipo cheddar (quanto bastar)

Modo de preparo

Em uma panela aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente a carne, tempere com sal, pimenta e noz moscada e frite até dourar. Inclua o suco de limão e o caldo de carne. Baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos ou até que a carne esteja macia. Enquanto isso aqueça os tacos em uma frigideira ou de acordo com as instruções da embalagem. Depois de pronta, coloque a carne em uma travessa e leve a mesa com os demais ingredientes já cortados. Você pode montar os tacos como quiser, acrescentando itens como suor cream e guacamole ou excluindo aqueles que não curte.

Dica express: em vez do caldo de carne, acrescente apenas água na panela e deixe a carne cozinhar no seu próprio molho.

 

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)