Receita fácil de naked cake para festejar


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
O naked cake é tão charmoso quanto fácil de preparar; aventure-se! O naked cake é tão charmoso quanto fácil de preparar; aventure-se! (foto: Monique dos Anjos)

 

Logo que me descobri grávida passei a colecionar livros sobre maternidade e dicas de educação. Nessas minhas buscas por uma literatura que atestasse minha sanidade pós período Victoriano – não o histórico, o da minha Victoria mesmo – ou que pelo menos me mostrasse que existem outras tantas mães tão insanas como eu, me deparei com o “Crianças francesas não fazem manha” (editora Fontanar).

O livro é o relato em tom bem informal de Pamela Druckerman, uma jornalista americana vivendo em Paris que se surpreende com a diferença entre a educação dada pelos anglo-saxônicos e europeus e como isso se reflete no temperamento das crianças.

Quase um ano após a chegada do livro e 108 páginas lidas (o que não é nem a metade, a saber) continuo me surpreendendo com as sacadas da autora. Descobri, por exemplo, que para os franceses é importante esperar alguns instantes quando seu bebê chora à noite, por exemplo, para dar a ele uma chance de pegar no sono novamente caso esteja entre ciclos do sono.

Também curti a ideia de que mesmo nas casas mais rígidas sempre há espaço para permitir que a criança participe das escolhas. Em uma das histórias que ela cita, a mãe francesa deixa que sua filha use o que quiser dentro de casa, do vestido de princesa à fantasia que não serve mais. Mas na hora de sair, quem escolhe é ela.

Entre as surpresas do livro ainda encontrei uma receita genial de bolo de iogurte, um clássico francês, ao que parece. Decidi aproveitá-la para criar meu primeiro naked cake, aquele bolo rústico frequentemente coberto com frutas vermelhas.

Como o aniversário de um ano da Victoria se aproxima, achei legal começar a testar receitas desde já. E não é que essa fez tanto sucesso que nem vou procurar por outra?

Antes do passo a passo, o que você precisa saber sobre o Naked Cake:

– Naked cake nada mais é do que um bolo recheado cuja cobertura não esconde toda massa; deixando-a “pelada”;

– Normalmente a forma utilizada é a redonda de 20 centímetros com aro removível. Esse é só um detalhe, mas ajuda a garantir a marca registrada do bolo;

– Você pode usar duas formas ao mesmo tempo ou uma só. Mas nesse caso, terá que cortar a massa no meio para abrir espaço para o recheio. Se for o caso, use uma faca larga de cortar pão;

– Por segurança, há quem cubra a forma toda com papel vegetal, eliminando o risco de a massa grudar. Para tanto, corte o papel no tamanho do fundo da forma e das laterais. Unte a forma para que o papel fixe e depois unte também o papel

– Como qualquer outra receita, essa tem uma série de variações. Você pode colocar chocolate na cobertura, enfeitar o topo com frutas e ficará igualmente bom

– Não bata demais a massa. Você pode até usar batedeira, mas em velocidade baixa e muito brevemente. Cuidado também para não assar demais. Respeite o tempo de preparo ainda que ela não pareça douradinha por fora.

– Caso sinta o bolo seco, ferva dois copos de água com três colheres de açúcar e o suco de um limão. Use esse xarope para molhar a massa já fria

Beijos e bom apetite,

Monique

Receita de Naked Cake com bolo de iogurte e cobertura de frutas vermelhas

naked cake foto receita

Ingredientes da massa

  • 02 copos de iogurte natural
  • 02 ovos em temperatura ambiente
  • 02 copos (de iogurte) de açúcar (ou um pouco menos, dependendo do seu gosto)
  • 01 colher (chá) de essência de baunilha
  • ¾ copo (de iogurte) de óleo vegetal
  • 04 copos (de iogurte) de farinha de trigo peneirada
  • 1 e ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

Ingredientes da cobertura

  • 01 caixa de frutas vermelhas
  • 200 ml de creme de leite fresco gelado

Modo de preparo

naked cake foto 01

Pré-aqueça o forno a 190 graus. Misture o iogurte, os ovos, o açúcar, a baunilha e o óleo. Em uma vasilha extra, junte a farinha e o bicarbonato. Adicione os ingredientes secos à mistura com iogurte. Mescle tudo gentilmente e por poucos instantes. Distribua a massa em duas formas (se tiver só uma, terá de dividir o bolo em duas partes depois de pronto para rechear. Use uma faca de pão e abaixe na altura do bolo para fazer o corte bem no meio – fique tranquila, a massa desse bolo é consistente e não vai quebrar) e leve ao forno por 30 minutos. Use um palito para descobrir se a massa já está seca. Caso contrário asse por 10 minutos mais. (foto: Monique dos Anjos)

Receita naked cake

Depois de retirar o bolo do forno, deixe-o descansar sobre a boca do fogão (ou em uma grade apropriada) até que esteja completamente frio. Só então comece a montagem. Enquanto o bolo esfria, aproveite para preparar a cobertura. O truque para conseguir uma consistência rápida de chantili é usar uma vasilha gelada para bater o creme de leite fresco por cinco minutos ou até que fique firme. Se talhar, acrescente mais creme de leite e bata outra vez. Conserve na geladeira até usar. (foto: Monique dos Anjos)

Montagem

naked cake foto 04

Desenforme o bolo e, usando uma travessa grande como apoio, vire-o de cabeça para baixo (assim, você garante uma superfície lisa e plana). Passe uma camada generosa do creme de leite fresco batido e depois inclua a outra metade do bolo, também virado para baixo. Acrescente mais uma camada de creme e coloque as frutas vermelhas no topo. Finalize polvilhando açúcar, preferencialmente de confeiteiro, por cima. (foto: Monique dos Anjos)

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)