Receita de snack de queijo especial para pequenos


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Para evitar que o queijo vaze, mantenha-o gelado antes de usar Para evitar que o queijo vaze, mantenha-o gelado antes de usar (foto: Monique dos Anjos)

Durante uma viagem recente com o marido e Victoria, pude ver entre os hóspedes um reflexo de diferentes fases nossas. O primeiro a me chamar atenção foi um jovem casal, de uns vinte e poucos anos, que passou o dia inteiro dentro da piscina, de onde saiam só para encher a taça de champanhe. Eventualmente ela ficou brava com ele (hello efeito etílico), depois veio a fase manha e logo a “sou amiga de todos vocês”. Na mesa ao lado da nossa no jantar, flagramos um casal de amantes trocando carícias discretas com os pés. Igualzinho nos filmes. Eles contavam histórias um ao outro, explicavam quem era quem entre amigos e parentes e riam ao saber do passado recém-descoberto (foi daí e de outras pistas que tiramos a conclusão sobre o status deles. Não pela troca de chamego, claro). A cena me transportou até os bares de do bairro de Pinheiros, em São Paulo, onde tive meus primeiros encontros com o marido. Na época era mais beijo que conversa – quem nunca? – mas com o mesmo frescor no ar. Também havia um grupo com uns três casais, todos com filhos de uns sete a dez anos. Uma das meninas reclamava em francês sobre alguma instrução ou bronca que levou da mãe – mas como ficar brava com uma criança fazendo malcriação em uma língua tão charmosa? Já comecei a imaginar minhas conversas e negociações com Victoria, que desde agora já tenta me convencer do que quer.

A viagem me fez perceber quão deliciosas foram (ou serão) cada uma dessas etapas. Seja na fase onde a única preocupação é com a ressaca do dia seguinte, seja descobrindo quem é o cara que vai dominar seu coração ou quando filhos deixam de ser pequenos bebês dependentes e passam a ser seres de opinião – muito – própria. Acho que aproveitei relativamente bem os estágios que já passamos e tenho certeza de que estou curtindo cada segundo do momento atual.

Victoria agora está pouco antes de caminhar. Com isso tenho feito receitas cada vez mais express porque é duro cozinhar enquanto tento fechar portas e gavetas que ela abre o tempo todo. Dessa correria saiu mais uma receita bacana: o palitinho de queijo empanado de forno. Não precisei nem de 15 minutos para prepará-la e ainda solucionei um problema corriqueiro: o que fazer de lanche da tarde? Confere!

Beijos,

Monique

Receita de palitinho de queijo empanado

Ingredientes

  • 200 gramas de queijo mussarela em pedaço
  • ½ xícara de farelo de pão
  • 1 ovo
  • orégano à gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em temperatura alta. Em uma vasilha, bata o ovo levemente com um garfo. Reserve. Corte a peça de queijo em tiras grossas. Mergulhe as tiras no ovo e depois polvilhe com o farelo de pão. Leve ao forno por cinco minutos ou até dourar. Acrescente o orégano e espere esfriar antes de servir. A dica para o queijo não vazar é deixá-lo no freezer alguns instantes antes de preparar para que esteja bem frio e firme.

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)