Receita de espetinho de carne para forno convencional 


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Democrática, essa receita pode ser feita com diferentes ingredientes (foto: Monique dos Anjos) Democrática, esta receita pode ser feita com diferentes ingredientes (foto: Monique dos Anjos)

Decidida a fazer uma pausa na minha dieta, resolvi investir em uma atividade física mais pesada. Sigo sendo amante e praticante do Pilates. Mas não sinto que essa seja a melhor modalidade para me ajudar a perder peso. Depois de muita pesquisa, acabei me inscrevendo em uma aula de cardio que dura 20 minutos em cima de uma plataforma vibratória.

Antes que eu pensasse que vinte minutos seria fichinha, eu já estava tão sem fôlego que a professora achou que eu fosse desmaiar. “Não, não. Estou ótima”, respondi para não ser tachada de mole logo na primeira aula.

Já se passaram quase oito treinos depois desse episódio e mesmo vendo resultados sempre penso em abandonar a missão. O problema nem é a intensidade dos exercícios e sim o clima militar de gritaria e motivação na base do “Se mexe, gordinha!” (palavras minhas, não delas).

O jeito foi voltar a comer menos e melhor. E enquanto não me sinto pronta para abandonar o bolo de chocolate, vou maneirando como posso em todas as refeições. Felizmente, cozinhar cortando carboidratos e calorias parece ser ainda mais fácil que seguir receitas tradicionais.

Não concorda? Então dê uma olhada nesta receita de espetinho de carne e legumes que divido com você hoje e me diga se essa não é uma solução prática e deliciosa para um bom almoço ou jantar com calorias reduzidas. E se faltar motivação, lembre-se que essa receita faz parte do especial do mês de economia de água na cozinha.

beijos,

Monique

Receita de espetinho de carne e legumes para forno convencional

Ingredientes

  • 1kg de carne bovina de primeira (ou outra de sua preferência como carne de porco ou frango)
  • 04 abobrinhas grandes cortadas em fatias largas
  • 03 pimentões (um verde, um vermelho e um amarelo) cortado em quadrados
  • 02 cebolas cortadas na vertical
  • 01 dente de alho espremido
  • 1/2 xícara de azeite
  • Especiarias e temperos frescos como (como tomilho, noz-moscada, salsa e cheiro verde, alecrim etc)
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Corte a carne em cubos (o tamanho ideal deve caber inteiro na boca). Distribua os pedaços em um recipiente com tampa (ou uma zipbag) e acrescente todos os demais ingredientes e temperos. Misture bem com as mãos e leva a geladeira por cerca de 60 minutos para marinar.

Depois desse tempo, descarte o molho e coloque a carne e os legumes em palitos de churrasco. Espalhe-os sobre uma forma untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por cerca de 40 minutos (virando a cada 10 minutos) ou até que a carne esteja assada por igual.

DICAS EXTRAS:

  • Deixe os paltinhos de molho em um copo com água morna por meia hora. Isso evita que a madeira queime/quebre;
  • Caso sinta a carne ressecando, prepare uma marinada extra e pincele os espetinhos por uma ou duas vezes durante o cozimento;
  • O tempo de preparo pode variar de acordo com o forno, tipo de carne e seu gosto pessoal. Fique atenta logo depois dos primeiros trinta minutos para não passar demais a carne. O truque é cortar um dos cubos para ver se o interior está bem cozido.
  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)