Receita de batata assada com prosciutto e zero de dificuldade


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Acrescente salsinha picada antes de servir (foto: Monique dos Anjos) Acrescente salsinha picada antes de servir (foto: Monique dos Anjos)

 

“Qualquer um pode cozinhar”. Essa incrível afirmação do chef parisiense Auguste Gusteau diz muito sobre a arte da culinária. Frases como “não sei nem fritar ovo”, “eu só preparo macarrão instantâneo” ou “sou um fiasco na cozinha” só servem para nos impedir de criar algo realmente surpreendente e delicioso. E nada de querer invalidar essa declaração simplesmente por ser parte de um diálogo entre um fantasma cozinheiro e um ratinho que deseja se tornar chef em um filme com nome de prato francês. Sim, resgatei a tal frase de uma cena do filme Ratatouille e concordo plenamente com ela. Sou a favor da democracia no cozinha!

A verdade é que cozinhar não deveria intimidar ninguém. Claro, há quem não goste e ponto. Nesse caso, o bom senso e a necessidade ditarão quem e quando tomar as rédeas do fogão. Mas se você sempre repetiu por puro hábito que não entende nada de cozinha, por que não se permitir alguns experimentos? Escolher receitas simples e com ingredientes que você gosta é um bom começo. “Quando os ingredientes são todos bons é difícil a comida sair ruim”, costuma dizer minha mais do que otimista mãe.

Para incentivar, a receita de hoje, batata assada com prosciutto, é facílima, descomplicada e ainda diferente dos pratos do dia a dia. Para você ganhar aplausos logo na estréia. Para servir como entrada num jantarzinho. Ou até fazer um lanche rápido e charmoso qando chegar em casa depois do trabalho. Praticamente irresistível, não?

Beijos,

Monique

 

Batata assada com sour cream e proscuitto

Ingredientes

  • 04 batatas médias
  • 200 gramas de sour cream
  • 08 fatias de proscuitto
  • 200 gramas de queijo parmesão ralado
  • 02 colheres de manteiga
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

 

Lave as batatas e enxugue uma a uma para retirar o excesso de água. Com um garfo, faça de cinco a dez furos na casca. Leve ao forno em temperatura média/alta por cerca de 40 minutos – cheque se é possível deslizar uma faca no meio da batata sem fazer pressão para saber se já está pronta (foto: Monique dos Anjos)

 

Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Corte as batatas ao meio e utilize uma colher para retirar a batata da casca sem rompê-la.Reserve a casca e coloque a batata raspada em uma tigela (foto: Monique dos Anjos)

 

Acrescente o sour cream, a manteiga e os temperos. Misture bem, até atingir a consistência de purê. Transfira essa massa de volta às cascas, coloque o queijo ralado por cima e depois o proscuitto. Leve ao forno por mais dez minutos ou até que o queijo derreta (foto: Monique dos Anjos)
  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)