Nuggets de frango assado (e caseiro)


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Sem fritura, essa receita é ideal para crianças pequenas Sem fritura, essa receita é ideal para crianças pequenas (foto: Monique dos Anjos)

 

Dia desses, sem muito tempo para cozinhar e com preguiça de pensar em algo mirabolante, decidi conhecer uma loja de sanduíches aqui no Panamá – onde, infelizmente, muitas redes de fast food deixam a desejar.

Olhei foto no menu que me fez salivar. Pronto, já sabia o que queria. Mas enquanto a moça preparava meu pedido, me apressando para decidir se queria ou não cebola, se queria ou não pepino, se queria ou não azeitona, se queria ou não tomate, alface, molho – e qual dos molhos… Vi que ela pegou um tipo de massaroca retangular, de cor meio acinzentada e colocou no meu pão.

“Ela deve ter entendido errado”, pensei. “Ou será que eu pedi errado?”, sonhei. Nem um nem outro. O lanche era aquele mesmo. A foto apetitosa, com carne suculenta, molho de cor intensa e pão crocante deu lugar a uma outra coisa, que nem sanduíche parecia. Até tentei argumentar. Mas a moça limitou-se a dizer que na foto parecia sempre melhor. Em outra situação, até insistiria mais. Lá, com uma bebê faminta, impaciente e esperneando mais que lagartixa no meu colo e tentando produzir sons mais altos que o do ambiente (todo), me resignei.

Conto essa história porque nesse post fiz uma receita bem suspeita, com cara de “melhor na foto”. E convenhamos, nuggets de frango caseiro, assado, bonito e gostoso? Fica com cara de propaganda enganosa. Mas garanto. Ele funciona e fica lindo assim como está na foto. Além de tudo, é simples e rápido. Fiz essa receita em homenagem à Victoria, que não come lá muita proteína animal. Mas também achei um ótimo prato para mamães a fim de recuperar a forma pré-filhos ou simplesmente comer bem, sem acumular um monte de calorias na consciência. Confere!

Beijos
Monique

Receita de nuggets de frango assado

300 gramas de peito de frango
1/2 copo de suco de laranja natural
01 dente de alho espremido
01 xícara de farelo de pão*
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
01 colher (chá) de orégano
04 colheres (sopa) de azeite
Sal e especiarias a gosto

Quanto mais o frango for marinado, mas suculento ficará Quanto mais o frango for marinado, mas suculento ficará (foto: Monique dos Anjos)

 

Pré-aqueça o forno em temperatura média. Limpe o frango, corte em pedaços e coloque-os em uma vasilha. Tempere com sal, alho e especiarias e acrescente o suco de laranja. Deixe na geladeira por pelo menos quinze minutos (mas quanto mais tempo, melhor). Enquanto isso, unte uma forma rasa com azeite e leve ao forno vazia mesmo, só para aquecer o azeite e evitar que os nuggets fiquem encharcados.

Essa receita dispensa ovo e farinha de trigo, comuns nos empanados Essa receita dispensa ovo e farinha de trigo, comuns nos empanados (foto: Monique dos Anjos)

 

Separe uma outra vasilha para misturar o farelo de pão, o queijo ralado e o orégano. Retire o frango da geladeira, escorra o suco e passe um pouco de azeite sobre os pedaços – para que o empanado grude. Em seguida, polvilhe o farelo sobre o frango, cobrindo bem todas as partes. Leve ao forno por vinte minutos, virando os pedaços na metade do tempo.

**Eu uso uma marca importada chamada “Panko”. Mas bom mesmo para empanar é usar torrada temperada, aquelas de pão amanhecido que vende em padaria.

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)