Como fazer macarons apaixonantes


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos

Quanto mais lisa a superfície, mais próxima da versão francesa dos macarons estará. Rende 24 unidades (foto: Monique dos Anjos)

Preciso começar essa receita de Dia dos Namorados com uma declaração: eu amo meu marido! E não digo só por causa da data. É que graças a ele que consegui comemorar minha chegada ao It Mãe com um incrível passo-a-passo de macarons, um típico – e delicioso – doce francês. Explico: na hora de preparar os ingredientes decidi estrear minha balança eletrônica – afinal, quanto mais exatidão, melhor. Mas esqueci de alterar o medidor de libras para quilos! Não fosse o maridão estranhar as quantidades pesadas, o docinho não teria saído bom nem sequer para as fotos. Então, deixo aqui registrado meu eterno amor. Espero que vocês se divirtam tanto quanto eu. Dica para iniciantes: não deixe de seguir as instruções do tipo usar ovos em temperatura ambiente ou utilizar uma peneira. Ah, também vale colocar uma forma por vez para assar e fazer vigília para não correr o risco de queimar. Se você acertar em cheio, terá mais sorte do que eu e conseguirá mais unidades impecáveis. Daí me escreve e conta seu segredo? Bom proveito! beijos, Monique

 

Para a massa, você vai precisar de 3 claras de ovos (grandes), ¼ de xícara de açúcar, 2 xícaras de açúcar de confeiteiro, 1 xícara de farinha de amêndoas, uma pitada de sal e corante da cor de sua preferência (foto: Monique dos Anjos)

 

Coloque as claras em um recipiente, acrescente uma pitada de sal e bata até o ponto em que não haja mais líquido no fundo. Quando estiver em neve, acrescente o açúcar regular, misture bem e inclua uma gota ou mais de corante (foto: Monique dos Anjos)

 

Para que a massa fique leve e uniforme, passe a farinha e o açúcar de confeiteiro em uma peneira e só então junte-os lentamente às claras (foto: Monique dos Anjos)

 

Faça movimentos circulares de baixo para cima até obter uma massa homogênea (foto: Monique dos Anjos)

 

Com um bico de confeitar faça círculos rasos e pequenos em uma bandeja forrada com papel manteiga. Dê leves golpes contra a mesa para liberar bolinhas de ar. Deixe repousar por meia hora antes de levar ao forno aquecido a 150 graus. Demora de 15 a 20 minutos para assar (foto: Monique dos Anjos)

 

Prepare o recheio com ½ xícara de manteiga com sal, ¾ de xícara de açúcar de confeiteiro e 1 colher de essência de limão. Bata a manteiga até ficar uma pasta. Acrescente o açúcar de confeiteiro e, por último, a essência. Você também pode acrescentar raspas de limão (foto: Monique dos Anjos)

 

Tire os macarons do forno e aguarde 10 minutos antes de manuseá-los. Use o bico de confeitar para colocar o recheio e faça sanduiches (foto: Monique dos Anjos)

 

 

 

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)