Como fazer bolo de maçã!


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos

Esta receita de bolo de maçã rende três formas! Dá para comer, presentear e ainda sobra (foto: Monique dos Anjos)

Sempre me perguntam se não me sinto sozinha, morando longe da família e dos amigos em um país “estranho”, o Panamá. A verdade é que desde que me mudei aconteceu tanta coisa que felizmente não deu tempo de curtir uma deprê. Claro que virou mexeu me bate uma saudade tão forte que o único jeito é sentar e chorar. Como a maioria, sinto falta das coisas mais simples, tipo tomar café da manhã com meus pais, ir ao shopping com minha irmã e me reunir com as amigas em casa, sem hora para me despedir. Óbvio que também tenho necessidades mais mundanas, como comer bolacha passatempo ou tomar caldo de cana.

A comida não tem jeito. O gostinho do Brasil, só no Brasil mesmo. Mas como pessoas especiais a gente encontra no mundo todo, aqui não foi diferente. Tenho amiga panamenha que sai pela cidade me ajudando a encontrar faxineira, descobri uma irmã argentina, que de tão fofa até campana no hospital ela fez quando fiquei doente e sem o maridão por perto. E ainda conquistei duas brasileiras companheiríssimas, com quem as afinidades vão muito além do idioma.

Como boas latinas, elas sempre se juntam a mim na cozinha. Diana e o marido Anderson foram cruciais para o sucesso da minha primeira receita por aqui de macarrons e Lu até pastel de feira (com massa vinda sorrateiramente) já preparou para nós ao lado do marido Rafael. Ela, por sinal, foi quem me trouxe, pela primeira vez, um bolo de presente! Achei tão original – e a receita era tão maravilhosa – que decidi copiar, postando aqui os devidos créditos. Infelizmente não tirei uma foto do bolo de maçã dela, mas ele vinha em um prato dourado, embrulhado com papel transparente e laço. Um charme! Igual a quem o fez. Dá uma olhada na receita – com foto da minha versão não tão sensacional – e veja que fácil é impressionar e prestigiar os amigos.

Ingredientes do bolo de maçã

  •  1 1/3 xícaras de óleo vegetal de canola
  •  3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 ovos em temperatura ambiente
  •  4 maçãs descascadas, sem sementes e cortadas em cubinhos
  •  1 xícara de noz-pecã em pedaços pequenos

Como preparar

O primeiro passo é acender o forno a 180 graus para que aqueça enquanto você prepara a receita. Em uma vasilha grande misture a farinha, a canela, o bicarbonato e o sal (previamente peneirados).  Reserve. Em uma batedeira, mescle o óleo, os ovos e o açúcar e bata em velocidade alta até obter uma massa de tom amarelo claro. Diminua a potencia para médio e aos poucos acrescente a mistura da farinha. Cuidado para não mexer demais. Assim que perceber a massa homogênea, finalize. Por fim, inclua as maçãs e nozes e misture outra vez.

Transfira a massa para uma forma untada com manteiga e asse por cerca de 50 minutos. Desinforme depois de frio e polvilhe o bolo com açúcar de confeiteiro antes de servir/presentear.

Notas sobre a receita:

– use o tipo de maçã que preferir, contanto que estejam bem maduras para darem mais sabor à massa;

– você pode riscar as nozes da receita sem prejuízo, assim como substituí-las por outro tipo de nozes. também pode diminuir/aumentar sua quantidade;

– para uma apresentação mais charmosa, troque a usual forma redonda pela versão retangular, alongada e com largura estreita – minha receita rendeu três recipientes desses.

um beijo,

Monique

 

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)