Aprenda a fazer um bolo Kit Kat de aniversário


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos

Não ficou com cara de confeitaria? Chega a dar dózinha de cortar o primeiro pedaço (foto: Monique dos Anjos)

Adoro um desafio. Por isso, assim que a Dani Folloni me sugeriu fazer um bolo de kit kat para o It Mãe, topei na hora. Detalhe: não apenas nunca tinha ouvido falar da receita, como nem sequer sabia que gosto tinha esse famoso chocolate. Dias depois descobri, no meio das compras dos ingredientes, que onde eu moro, no Panamá, não vende Kit Kat, vejam só! Ou melhor, eles estão à venda, só que na seção de importados do Duty Free daqui – mas esse é assunto para outro post.

Voltando à minha aventura culinária, depois de um pouco de pesquisa pela internet descobri que existem incontáveis versões desse bolo. Há quem prepare com cobertura e recheio, quem utilize balas e doces na superfície e até quem use Kit Kat branco.

Decidi ficar com a combinação bolo de chocolate sem recheio (porque, aqui entre nós, tudo tem limite nessa vida e não acho que morrer de overdose de cacau seja bacana), com cobertura de ganache e M&M e, claro, cercadinho de Kit Kat.

O que aprendi fazendo a receita:

Mais do que um detalhe charmosíssimo, a fita serve para deixar o kit kat bem firme, ao menos nas primeiras horas depois de pronto;

– O frio deixa o chocolate esbranquiçado. Portanto, caso queira apresenta-lo em uma festa, por exemplo, sugiro preparar poucas horas antes e deixar em temperatura ambiente;

– É importante perder o medo de receitas que parecem complicadas. Você vai perceber que este bolo é quase à prova de erros. Eu usei alguns truques de cozinha só por segurança, mas você também pode simplesmente jogar todos os ingredientes do bolo direto no liquidificador e pronto. O ganache, que nada mais é do que creme de leite fresco e chocolate em barra derretido, também pode ser substituído por uma cobertura tipo brigadeiro.

4 Dicas sobre como fazer um bolo de chocolate para iniciantes (se você já está acostumada a cozinhar, pule diretamente para as instruções de preparo)

  1. Os ingredientes sempre devem estar em temperatura ambiente. Ou seja, nada de ovos recém-tirados da geladeira ou manteiga derretida pegando fogo
  2. Sempre peneire tudo o que der para peneirar: farinhas, fermentos, açúcar etc. Evitando assim bolotas na massa
  3. Nunca, em circunstância alguma, abra a porta do forno antes dos primeiros trinta minutos. Do contrário, a mudança brusca de temperatura vai fazer o bolo murchar
  4. – Sempre bata os ovos separadamente para evitar o terrível “gosto de ovo”

Espero que vocês curtam e que o preparo do bolo por si só já seja uma festa!

Um beijo grande,

Monique

Ingredientes para a massa

  • 300 gramas/ 02 xícaras de farinha de trigo
  • 200 gramas / 01 xícara de açúcar refinado
  • 100 gramas / 01 xícara de achocolatado em pó
  • 20 gramas / 01 colher (sopa) cheia de fermento
  • 100 gramas / 04 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 200 ml / 01 xícara de leite desnatado morno
  • 02 ovos grandes

Ingredientes para a cobertura ganache

  • 200 gramas de chocolate ao leite em barra
  • 70 ml / ¾ de xícara de creme de leite fresco
  • 01 pacote de M&M
  • 22 barrinhas de Kit Kat (de duas unidades)

 

Em uma vasilha, coloque a farinha, o açúcar, o achocolatado e o fermento. Misture bem (foto: Monique dos Anjos)

 

Acrescente a manteiga, o leite e as gemas. Mescle bem os ingredientes com uma colher ou usando uma batedeira. À parte, bata as claras em neve e acrescente à massa. Novamente, misture bem até obter uma consistência homogênea. Leve a massa ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 50 minutos. DICA: aos 40 minutos, vale checar com um palito se a massa já está firme (foto: Monique dos Anjos)

 

Enquanto o bolo esfria fora do forno, aproveite para preparar o ganache. Em uma panela, leve o creme de leite fresco ao fogo e apague pouco antes de levantar fervura. Acrescente o chocolate em barra e dissolve os pedaços gentilmente (foto: Monique dos Anjos)

 

Quando o bolo estiver totalmente frio (cerca de duas horas depois) desenforme-o e corte uma borda de um centímetro – que dará lugar ao kit kat. Acrescente o ganache e logo em seguida comece a “colar” as barrinhas de kit kat ao redor. Depois é só acrescentar os M&Ms no topo e colocar uma fita para firmar bem o cercadinho (foto: Monique dos Anjos)

 

 

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)