Bolinho de carne para as crianças


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos

Sirva o bolinho com palito, no melhor estilo finger food (foto: Monique dos Anjos)

Sou uma carnívora bem atípica. Daquelas que tem nojinho de manusear carne crua, passa pela porta do açougue prendendo a respiração e pede tudo tão torrado que nem parece que um dia teve vida. E muito embora eu seja uma grande entusiasta da proteína de soja (logo, logo dividirei com vocês a receita de um yakisoba acima de qualquer suspeita), quando tentei me tornar vegetariana quase morri só de pensar que nunca mais provaria um belo hambúrguer – desejo esse ao qual sucumbi sem o menor remorso em menos de um mês.

Apesar desse histórico, a carne moída é um dos meus ingredientes preferidos de todos os tempos. Não custa muito, é fácil de manter no freezer e rende uma bolonhesa, um chili com carne mexicano, um rocambole e especialmente esse delicioso bolinho de carne. O pulo do gato aqui fica por conta do cogumelo, rico em sabor e nutrientes. Esta é uma comidinha simples, para comer com as mãos no melhor estilo finger food. Aposto que com um prato desses não vai ter nenhum fugitivo tentando negociar um escape.

Dica de chef: relativamente macia e sem gordura em excesso, tanto a alcatra quanto o patinho são uma boa pedida para essa receita. O ideal é que a peça seja moída na hora. Assim você se certifica de que levará para casa um corte vermelhinho e sem nervos demais.

Beijos

Monique

Ingredientes

  • 500 gramas de carne moída
  • 250 gramas de cogumelo fresco (tipo Paris, por exemplo)
  • 1/2 xícara de salsinha/cheiro verde
  • 01 cebola
  • 02 dentes de alho
  • 01 pão francês (de preferência amanhecido)
  • 1/2 xícara de leite
  • 01 ovo
  • sal a gosto

 

Tempere a carne com sal - lembre-se de que os cogumelos também serão temperados, por isso use apenas uma pitada. Acrescente o ovo e a salsinha (foto: Monique dos Anjos)

 

Lave os cogumelos, corte uma fina camada da base para eliminar a parte escura e pique. Frite a cebola e o alho no azeite, acrescente os cogumelos, tempere e refogue por cinco minutos. Enquanto isso aproveite para colocar o pão francês de molho no leite (foto: Monique dos Anjos)

Esprema o pão com as mãos para tirar o excesso de leite, despedace-o e junte a carne. Depois você pode utilizar o leite que sobrou para regar a carne caso sinta que está ressecando no forno (foto: Monique dos Anjos)

Inclua o cogumelo cozido aos demais ingredientes, misture bem e faça moldes em forma de bolinhas. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por trinta minutos – virando as bolinhas na metade do tempo (foto: Monique dos Anjos)

 

 

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)