Antepasto de berinjela. Entradinha descomplicada


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos

Depois de pronto, deixe o antepasto esfriar por ao menos uma hora antes de levar à mesa e fazer sucesso! (foto: Monique dos Anjos)

Certa vez ouvi um chef norte-americano dizer que a cozinha não é lugar para perfeição. Essa receita de antepasto, que fiz pela primeira vez especialmente para esta coluna, traduz bem esse pensamento.  Passei anos provando a imbatível versão que meu pai fazia e agora, morando a milhares de quilômetros de distância da minha família, decidi preparar eu mesma. Coincidentemente, o dono da receita estava por aqui visitando a netinha e acabou se transformando em meu ajudante. Eu queria instruções precisas, principalmente porque sabia que depois teria que repassá-las para vocês. Mas percebi que não é preciso complicar tanto.

A menos que você esteja preparando um doce francês à base de ovos, daqueles onde até o recipiente influencia, cozinhar não precisa e nem pode se tratar de uma ciência exata. No fim, entendi que é mesmo muito mais simples ficar de olho na panela e retirar a água “quando começar a borbulhar” do que cronometrar tudo no relógio.

Como sempre, todo mundo arregaçou as mangas e me ajudou. Meu pai foi atrás dos ingredientes que faltavam (aqui entre nós, eu não faço questão de uva passa, mas ela transforma o sabor dessa entradinha) e minha mãe me ajudou a lavar e fatiar tudo. E mesmo com meu temperamento à lá Gordon Ramsay na cozinha, foi muito divertido. Fique tranquila porque mesmo sem uma ajudinha extra você vai tirar esse antepasto de letra. É verdadeiramente simples, ultrarrápido e fica divino.

Aproveito para agradecer a visita desses novos avós aqui em casa. Obrigada pelas conversas na beira do fogão, das risadas entre uma mordidinha e outra e pela companhia que, como sempre, deixou cada refeição com gostinho de quero mais.

Um beijo,

Monique

Ingredientes

  • 02 berinjelas
  • 01 pimentão vermelho
  • 01 cebola
  • 01 maço de salsinha/cheiro verde
  • ½ xícara de azeite de oliva
  • ¼ de xícara de vinagre
  • 04 colheres (sopa) de uva passa – opcional
  • Sal e pimenta a gosto

 

Você vai precisar de berinjelas - quanto mais frescas mais fácil manuseá-las -, pimentão vermelho, cebola, salsinha/cheiro verde, azeite, vinagre, sal e pimenta a gosto e uva passa (foto: Monique dos Anjos)

 

Lave bem as berinjelas, elimine uma fina camada das extremidades e fatie no sentido do comprimento. Para que não escureçam, coloque os pedaços cortados de molho em água gelada. Em uma panela grande, leve ao fogo dois litros de água - ou a quantidade suficiente para cobrir a berinjela. Assim que ferver, acrescente uma pitada generosa de sal e cozinhe por cinco minutos, ou até que a água comece a borbulhar novamente (foto: Monique dos Anjos)

Escorra a água da panela, esprema a berinjela com as mãos para tirar o excesso e use esse mesmo líquido para ferver por cinco minutos o pimentão fatiado. Dica: para suavizar o sabor da cebola, vale jogá-la na panela um minuto antes de o pimentão ficar pronto (foto: Monique dos Anjos)

 

Misture todos os ingredientes em uma travessa - só deixe a salsinha para depois que o antepasto ficar pronto - e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até que o azeite comece a ferver. Isso leva de 10 a 15 minutos (foto: Monique dos Anjos)

 

 

 

 

 

 

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)