7 receitas para fazer com apenas uma panela


Natália Folloni
por: Natália Folloni

Imagem Panela

Além da praticidade no preparo, depois é mais fácil de lavar a louça! (Foto: CrayonStock)

Na correria do dia-a-dia, pratos que sujem menos louça no momento do preparo são uma ótima ideia, não é mesmo? Pensando nisso, a gente separou 10 pratos para a toda família e que são feitas usando basicamente uma panela. As receitas são de Priscilla Moretto (proprietária da marca de comidinhas orgânicas Tangerine Petit), Bruno Hoffmann (chef do restaurante Vito em São Paulo), Mayra Abbondanza (engenheira de alimentos), Thais Ventura (chef e criadora do site As delícias do Dudu) e Luanda Gazoni (editora do site de variedades Torrada Torrada). Bom apetite!

Macarrão com grão de bico (Priscilla Moretto)

500 g de grão de bico cozido previamente
500 g de macarrão já cozido
300 ml de água
molho de tomate 250 g
cebola 50 g
salsão 50 g
cenoura 50 g
1 dente de alho
azeite de oliva 40 g
cominho 2 g (a gosto)
sal 5 g
salsinha e cebolinha (a gosto)

Modo de preparo:

Pique a cebola, a cenoura, o salsão e o alho. Adicione o azeite em uma panela, junte a cebola, a cenoura, o salsão e o alho e refogue por 5 minutos. Adicione o molho de tomate, o cominho e o grão de bico pré-cozido. Em seguida, junte a água e deixe cozinhar por 10 minutos. Adicione o macarrão já cozido e deixe cozinhar por 5 minutos. Junte a salsinha e a cebolinha, e sirva.

Arroz Oriental (Bruno Hoffmann)

200 g de contrafilé
1 cebola roxa
1 pimentão vermelho
60 g de ervilha torta
1 dente de alho cortado em lâminas
1/2 cenoura
1 pimenta dedo de moça (de acordo com os hábitos da sua família)
20 g de manjericão
20 g de hortelã
80 g de castanha de caju
30 ml de shoyo
10 g de açúcar
30 g de manteiga
500 g de arroz branco cozido
100 ml de caldo de galinha
Óleo (quanto baste)
Sal a gosto

Modo de preparo:

Corte o contra filé em cubos médios e os adicione a uma panela bem quente com um fio de óleo. Tempere a carne com sal. Assim que a carne estiver dourada, adicione a cenoura cortada em meia lua com uma espessura fina. Em seguida, adicione o pimentão cortado em cubos grandes, a pimenta dedo de moça (sem as sementes) cortada em tiras e o alho em lâminas. Por último, coloque a cebola em tiras finas e a ervilha torta, refogando tudo em fogo alto. Se necessário, adicione um fio de óleo de novo. Quando tudo já estiver dourado, acrescente a manteiga e o açúcar. Em seguida, o shoyo e o caldo de galinha. Reduza a quantidade de líquido a metade e em seguida adicione o arroz já cozido (pode-se aproveitar o arroz de dias anteriores!). Reduza o restante do líquido e finalize com as folhas de manjericão e de hortelã e com a castanha de caju picada. Dá um rendimento de 4 porções.

Frango Caipira (Bruno Hoffmann)

4 sobrecoxas de frango
400 g de mandioca cozida
2 cebolas
1 cenoura
1 talo de alho-poró
1 maço de cebolinha
100 g de vagem
4 tomates
1/2 repolho roxo
40 g de manteiga
1 limão
Sal a gosto
10 g de Cúrcuma
2 g de cominho
200 ml de Caldo de Galinha
Azeite (quanto baste)

Modo de preparo:

Tempere o frango com sal, suco de limão, cominho e a cúrcuma. Em uma panela bem quente, doure o frango com a pele para baixo com um fio de azeite. Assim que o frango estiver dourado, adicione as cebolas cortadas em cubos grandes, a cenoura cortada em rodelas de um dedo de espessura, o alho-poró cortado em meia lua e as vagens cortadas ao meio. Refogue em fogo médio. Corte os tomates em cubos, reservando as sementes. Adicione a manteiga, o repolho roxo cortado grosseiramente, as sementes dos tomates, o caldo de galinha e a mandioca cozida. Cozinhe em fogo médio até que o frango esteja cozido e o caldo espesso (por volta de 15 minutos). Depois, finalize com os tomates cortados em cubos e a cebolinha picada. Acerte o sal e sirva imediatamente. Rende 4 porções.

Risoto de cevadinha (Mayra Abbondanza)

1 xícara de cevadinha crua (rende 2 xícaras de cevadinha cozida)
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
400 g de abóbora madura, descascada, em cubos pequenos
½ cebola em cubos pequenos
1 xícara de caldo de carne caseiro
½ xícara de folhas de espinafre, lavadas
⅓ de xícara de requeijão cremoso

Modo de preparo:

Primeiro, você vai precisar cozinhar a cevadinha na panela de pressão por 20 minutos com ½ litro de água com sal.
Depois, numa panela grande, aqueça o azeite e refogue a abóbora até dourar. Adicione o caldo de carne e sal a gosto.
Abaixe o fogo e cozinhe com a panela tampada até que a abóbora fique macia. Em seguida, descarte o líquido e amasse a abóbora com um garfo. Aí é só juntar a cevadinha cozida, o espinafre e o requeijão, misturar bem e servir.

Gravatinhas do Hulk (Thais Ventura)

1 garrafinha de leite de creme fresco
1 espinafre
sal a gosto
salsinha e cebolinha a gosto
macarrão gravatinha
queijo parmesão a gosto

Modo de preparo:

Coloque o espinafre para murchar. Depois, escorra toda a água e reserve. Você vai precisar de um liquidificador para colocar o creme de leite, o espinafre e o sal. Bata bem. Acrescente a salsinha e a cebolinha sem bater (se preferir). Cozinhe o macarrão e coloque-o em uma travessa que possa ir ao forno. Jogue o creme de espinafre por cima e, em seguida, o queijo ralado, e leve ao forno para gratinar.

Ratatouille (Torrada Torrada)

1 abobrinha grande
1 berinjela grande
5 tomates
3 cebolas roxas
manjericão fresco
alecrim fresco
4 colheres de azeite
2 dentes de alho
pimenta do reino
lata de tomate pelado

Modo de preparo:

Corte os tomates em pedaços menores (os da lata mesmo). Amasse o dente de alho. Refogue o alho em uma panela com azeite, acrescente o tomate cortado (e o molho da lata) e folhas de manjericão. Misture bem. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, até virar um “molho” com bastante pedaços. Em seguida, pique os legumes em rodelas bem finas. Em uma assadeira, espalhe o molho de tomate – apenas para cobrir toda a área. Monte os legumes em caracol, sempre alternando a ordem: uma fatia de cada – berinjela, abobrinha, cebola, tomate – até fechar o círculo. Aí, é só jogar um fio de azeite por cima, os ramos de alecrim e levar ao forno médio por 45 minutos.

Carpaccio de Abobrinha (Torrada Torrada)

2 abobrinhas
2 limões sicilianos
4 colheres de sopa de alcaparras
½ xícara de azeite de oliva
tomilho fresco
salsinha
coentro
alecrim
150 g de queijo parmesão ralado com fatias grossas
sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Para começar, corte as abobrinhas em tiras fininhas (horizontais) e deixe grelhar em uma chapa bem quente, até as bordas ficarem bem tostadinhas. Reserve. Enquanto isso, pique bem as ervas. Corte um limão em rodelas finas e esprema o segundo. Faça o molho com o azeite, suco de 1 limão siciliano, as ervas picadas, sal e as alcaparras. Com um garfo (ou se tiver, um pilão) amasse bem para misturar e desfazer as alcaparras. Posicione as abobrinhas e as rodelas de limão em um prato, e despeje o molho por cima. Para finalizar, acrescente o parmesão em fatias grossas (sempre melhor ralar na hora) e um pouco de pimenta-do-reino.

  • Natália Folloni

    Nossa repórter adora crianças e acredita que uma mulher pode ser a melhor mãe do mundo sem abrir mão de sentir-se linda e realizada

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)