Como tirar manchas da parede

Aqui, a solução para manchas de mão suja, de gordura, de sangue, nos interruptores e até de giz de cera!


Flávia Ferrari
por: Flávia Ferrari
Home expert, criadora do canal no You Tube A Dica do Dia, palestrante e autora do livro “A dica do dia: Soluções práticas para facilitar sua vida”

(foto: 123TRF)

 

Na minha estreia como colunista do It Mãe, escolhi um tema bem comum, especialmente em casa que tem criança. Afinal, não tem jeito, sujeiras na parede aparecem. Algumas são bem típicas dos pequenos, que colocam as mãozinhas em tudo! Mas ninguém pode dizer que nunca provocou uma sujeirinha sequer.

E aí? Como resolver? Fiz aqui uma seleção de manchas corriqueiras em casa e a solução para cada uma delas. O primeiro passo, é saber o que manchou, porque cada sujeira tem um tratamento específico. Identificada a causa, vamos para a solução!

Manchas de mão suja

Pegue uma esponja seca, polvilhe nela bicarbonato de sódio e passe sobre a mancha. Resolvido!

Mancha de gordura

Primeiro, misture 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com um pouco de água morna. A intenção é fazer uma pasta morna. Coloque sobre a mancha e vá esfregando aos poucos. É uma solução mais concentrada para tirar a gordura.

E se a mancha de gordura for resistente? Recorra a uma solução que leva uma parte de vinagre para 4 partes de água. Aplique sobre a mancha e deixe agir por uns 10 minutinhos. Espere e veja se saiu.

 

Precisando de uma ajuda na organização e limpeza da casa? Acesse este cronograma para não se perder nas tarefas do dia a dia! https://flaviaferrari.com.br/cronograma

 

Mancha de sangue

Foi matar um mosquito e ficou aquela mancha de sangue na parede branquinha? A regra é: limpe o mais rápido possível. Agora, se o sangue secou e ficou na parede por algum tempo, use uma haste flexível embebida em água oxigenada 10 volumes para remover. Vá aplicando aos poucos. E por que não aplicar com um pano ou um borrifador? Explico! Porque você corre o risco de espalhar a mancha. É importante ter um procedimento seguro para não transformar uma mancha pequena em uma enorme.

Manchas nos interruptores

Um ponto muito importante: não use água, porque você pode gerar um curto circuito! Faça a limpeza a seco. Uma esponjinha polvilhada com bicarbonato de sódio limpa tanto o interruptor quanto ao redor dele.

Manchas (risco e desenhos) de giz de cera

Se o seu filho resolveu espalhar obras de arte indesejadas pelas paredes da casa, há duas dicas simples e funcionais para acabar com elas sem nenhum stress. A primeira é usar líquido desingripante – aquele fluido destinado a metais, mais precisamente para combater ferrugem e desemperrar parafusos. Sim, ele ele também derrete o giz de cera, removendo-o de qualquer superfície. Basta aplicar um pouco do líquido e depois passar um paninho macio para ver a mancha sumir. Outra alternativa é usar o nosso querido multiuso bicarbonato de sódio. Polvilhe um pouquinho em uma esponja seca e ela vai sair com facilidade.

 

Flavia Ferrari

 

 

  • Flávia Ferrari

    Flávia Ferrari é home expert, autora do livro “A dica do dia: Soluções práticas para facilitar sua vida” e palestrante. Formada em engenharia, é criadora do canal A Dica do Dia, que tem como objetivo descomplicar a vida em um clique trazendo dicas caseiras de decoração, limpeza, organização, truques para o cotidiano e muito mais. Ela é mãe da Bia e do Fifo, de 13 e 11 anos.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)