Falando sobre sexo… com a babá


Taluana Adjuto
por: Taluana Adjuto
Especialista em enxoval de bebês. Comanda a assessoria de compras Talu Concept, em MIami

Entre as saias-justas que as babás passam, estão as perguntas das crianças sobre tudo o que é relacionado a sexo. Muitas babás já me confessaram, vermelhas de vergonha, que não sabem o que responder nesses momentos. E o que é pior:  a maioria nem se atreve a questionar as mães das crianças sobre o que dizer.

Diante dessa situação, resta à babá três alternativas:

  • Responder da maneira que acha melhor (ou seja, do jeito que ela entende que seja certo)
  • Mentir (muitas alegam inventar historinhas)
  • Ou simplesmente ignorar (ou seja, as crianças não terão suas simples perguntas respondidas…)

Vejam, tão natural quanto o próprio sexo, é a dúvida da criança com relação a ele!!! No entanto, na minha opinião, o dever de informar aos filhos sobre cada aspecto que lhe gera curiosidade, principalmente quando se trata de educação sexual é dos pais. E não da babá.

Para quem fica aflita com a questão e não sabe como agir (muito menos como orientar a babá), entro aqui com o meu lado psicóloga (que sou, de fato): a sexualidade é algo natural e não há nada melhor do que tratá-la sem tabus, nem ansiedade… É claro que ninguém vai descrever para uma criança de 4 anos como é um ato sexual, mas quando surgir a básica dúvida: “Como eu nasci?” , por favor, não faça a besteira de dizer que foi a cegonha quem trouxe o bebezinho… E mais: não deixe que a babá responda isso a eles! Uma sugestão é orientá-la a dizer: “A mamãe e o papai já eram adultos, se conheceram, se gostaram, mamãe ficou grávida e você nasceu”
.

Se quiser caprichar, vale completar contando para a criança que ela foi super esperada e que a mamãe e o papai são muito felizes em tê-la em suas vidas. Isso fará muito bem para a auto-estima do seu filho! Caso o pequeno queira se aprofundar no tema, a babá deve responder: “A sua mãe e o seu pai podem explicar melhor”. Experiência própria? Normalmente isso nem é necessário, pois a primeira resposta já sana a curiosidade momentânea dos pequenos!

É claro que a cada etapa do desenvolvimento, outras (e mais cabeludas) dúvidas irão surgir. Por isso, cabe aos pais estarem sempre centrados para falar a verdade, no tamanho do entendimento da criança!! Mas sem inventar histórias sensacionais ou erradas. Chega de tabus. Somos mães contemporâneas, lembram?!

bjs

Talu Adjuto

 

  • Taluana Adjuto

    A mãe de Ayron e Leonna mora em Miami é especialista em enxoval de bebês e comanda a assessoria de compras Talu Concept

Data da postagem: 6 de novembro de 2012

Tags: , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)