É preciso manter a rotina mesmo nas férias?


Equipe de Pediatras Fleury Medicina e Saúde
por: Equipe de Pediatras Fleury Medicina e Saúde
Todo mês, um médico especialista escreve para as it-mães

Dra. Daniela Piotto

Pediatra do Fleury Medicina e Saúde

Se for viajar para um lugar com fuso-horário diferente, tente ficar em luz natural o máximo possível no primeiro dia para o melhor ajuste e sintonia do relógio biológico (foto: 123 TRF)

As férias escolares chegaram e agora? Como adaptar a rotina dos filhos nesta época que tem uma programação diferente a cada dia, viagens ou simplesmente quando eles não têm nada pra fazer? Férias significa mudança na rotina e os pais precisam estar preparados, inclusive para serem mais flexíveis com os horários. Porém, uma certa organização das atividades diárias é sempre bem-vinda e proporciona conforto e melhor adaptação dos pequenos nesse momento de descanso e diversão. Algumas dicas:

 

  1. Planeje-se! Tente organizar as atividades dos dias em que as crianças estão de férias de modo em que possam brincar, se divertir e também usufruir de períodos de descanso.

 

  1. Mantenha certa rotina em relação à alimentação e o sono, pois são fatores fundamentais para o bom humor, qualidade e bem-estar da criança durante as férias. Com isso, a criança também estará mais disposta para as atividades propostas.

 

  1. Crianças cansadas e com sono ficam extremamente irritadas e mais propensas a birras! Por isso, proporcionar períodos de descanso e manter os horários das sonecas mesmo nas férias são fundamentais. Tente replicar as condições de sono habituais: se o bebê dorme com naninha e chupeta, as leve nos passeios e viagens; se dorme no berço, solicite ao hotel ou leve um berço portátil. Evite atividades nos horários das sonecas e intercale atividades energéticas e estimulantes com atividades mais calmas durante o dia.

 

  1. Se viajar para um lugar com fuso-horário diferente, tente ficar em luz natural o máximo possível no primeiro dia e manter a rotina conforme o horário local para o melhor ajuste e sintonia do relógio biológico do bebê e de sua família.

 

  1. Prepare-se para passar as férias com dieta saudável e equilibrada para toda a família, respeitando as refeições principais e o intervalo para os lanches das crianças. Procure levar lanchinhos, como frutas, biscoito de polvilho, queijinho, água e sucos nos passeios e não esqueça da pausa para as refeições principais em viagens longas, mantendo o intervalo de tempo que a criança está acostumada a se alimentar durante o ano escolar.

 

  1. Se for viajar, solicite aos restaurantes e hotéis cadeirinhas de refeições para os bebês, o que pode facilitar a adaptação no momento das refeições. Além disso, escolha pratos que a criança está acostumada a comer, sem inovações ou muitos temperos.

 

  1. Leve uma mochilinha para o seu filho. Dessa forma, você pode carregar mamadeiras, fraldas, papinhas, lanchinhos e brinquedos em qualquer lugar com facilidade.

 

  1. Nas viagens procure levar um brinquedo ou um livro. Bebês e crianças tendem a se acalmar e se distrair com os objetos favoritos já conhecidos e isso facilita a adaptação ao local das férias.

 

  • Equipe de Pediatras Fleury Medicina e Saúde

    O Fleury Medicina e Saúde conta com uma equipe de pediatras nas unidades Vila da Saúde, estruturadas especialmente para o atendimento pediátrico, para esclarecer as dúvidas das famílias em relação aos exames de seus filhos, oferecer suporte nos procedimentos, acompanhar os resultados urgentes e prestar assessoria médica ao pediatra da criança. Dentre eles, há pediatras especializados em imunização, endocrinologia, reumatologia, alergia, infectologia, entre outros

Data da postagem: 19 de dezembro de 2018

Tags: , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)