Amamentar ajuda no aprendizado da fala e pode até evitar uso de aparelho!


Simone Cesar
por: Simone Cesar
Odontopediatra e ortodontista na Clínica Cesar. Autora do Insta @dentistamusical

O ato de sugar o leite é muito importante para o desenvolvimento da dentição do bebê, fazendo com que os dentes se encaixem de forma adequada na arcada dentária (foto: 123 TRF)

Um dos momentos mais carinhosos e amorosos entre a mãe e o bebê é a hora da amamentação. Além de garantir o principal alimento sob o ponto de vista nutricional, o ato de amamentar ajuda no desenvolvimento bucal e da face do bebê, fortalecendo os músculos dos lábios, boca e língua, preparando esses órgãos para o aprendizado da fala.

O ato de sugar o leite é muito importante para o desenvolvimento da dentição do bebê, fazendo com que os dentes se encaixem de forma adequada na arcada dentária. Além disso, ajuda a projetar para a frente o queixo do bebê, que, em geral, nasce posicionado mais para trás. Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos. Músculos firmes ajudarão na fala. Durante a amamentação, o bebê aprende respirar corretamente pelo nariz, evitando amigdalites, pneumonias, entre outras doenças. Quando a criança respira pela boca, as gengivas ficam inflamadas, os maxilares tendem a sofrer deformações e os dentes tendem a ficar sem espaço para se posicionar corretamente.

Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente e a preferência do bebê pela mamadeira vem da facilidade com a qual ele recebe o leite, principalmente quando este flui por um grande furo no bico.

Mesmo quando os bebês se alimentam apenas com leite materno e ainda não têm dentinhos, é fundamental cuidar da higiene da boca. O leite pode se acumular em algum cantinho e fermentar, o que torna a cavidade bucal um local para o desenvolvimento de fungos e bactérias, como é o caso do “sapinho”. Para evitar que isso aconteça, o ideal é que a higiene seja feita com uma fralda ou gaze umedecida com água filtrada ou fervida em toda a gengiva do bebê, logo após as mamadas. Realizando esse procedimento diariamente, quando crescer e precisar utilizar a escova de dente, a criança já estará acostumada com a rotina da limpeza bucal. O uso da escova de dente ideal só será necessário quando surgirem os dentinhos.

Os dentes se desenvolvem, assim como as crianças, de maneira ritmada. Leva aproximadamente 24 meses para todos os dentes de leite se posicionarem na boca, período semelhante ao que a criança deve permanecer sendo amamentada. Aliás, a erupção do primeiro dente de leite, por volta dos 6 meses de vida, indica o fim do aleitamento materno exclusivo e a introdução de outros alimentos. Água, sucos e outros líquidos devem ser tomados no copo para estimular o movimento de sorver, que também é importante. Alternar colher, canudo e caneca ajuda a exercitar movimentos musculares diferentes.

Quando o bebê apresenta seu primeiro dentinho, é importante iniciar a escovação. Ela deve ser realizada com uma escova infantil extra-macia e também é preciso tomar cuidado com a pasta de dente com flúor. Até os três anos de idade, coloque sempre uma pequena quantidade de pasta, o equivalente a um grãozinho de arroz cru, pois as crianças ainda não conseguem cuspir. A partir dos 4 anos, a quantidade da pasta de dente modifica para o equivalente a um grão de ervilha.

Eu sempre indico que as mães deem uma escova apropriada e deixem a criança brincar, reconhecer, mexer, escovar. Assim, ela vai se acostumar com objeto primeiro. E posteriormente a isso, é a vez dos pais realizarem a escovação correta.

E quando nascer um dentinho ao lado do outro é importante iniciar o uso do fio dental na boquinha do seu bebê.

Ate a próxima!

Simone Cesar

 

 

 

  • Simone Cesar

    Odontopediatra e ortodontista, mãe de Caio, 9, e Alice, 7. Acredita que criança não precisa ter medo de dentista! É autora do Instagram @dentistamusical onde posta vídeos divertidos que faz com seus mini pacientes

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)